Desta
feita estaremos nos dedicando a um estilo de pregação conhecido como Lectium Continua ou lições continuadas.
Esse foi o estilo de pregação dos grandes reformadores, notadamente João
Calvino que pregou seus sermões sempre de maneira a instruir a igreja versículo
por versículo, de modo que, seus sermões até hoje são preservados em forma de livros.
Faremos o mesmo com a graça de Deus, começando por essa carta tão importante,
escrita pelo apóstolo Paulo.
A
cidade de Éfeso era uma importante cidade da Ásia menor. Era um centro que englobava duas importantes culturas a ocidental e oriental.
Dentre seus principais edifícios estavam o templo da deusa Diana. Essa deusa
era exaltada como a fundadora da cidade de Éfeso e nas cercanias do templo
existia a prática de permitir que os artífices fizessem seus nichos e imagens
que eram vendidos para toda região. É precisamente esse cenário que Paulo
encontra em Atos 19 durante a sua segunda viagem missionária. Paulo encontrou
alguns discípulos de Cristo que ainda não tinham sido batizados pelo Espírito
Santo (19.1-7) e deles estabeleceu uma igreja, também em Éfeso fez da escola de
Tirano o primeiro seminário cristão, durante um período de dois anos (19.8-20).
Nesse período muitos se converteram e queimaram seus livros de bruxaria
(19.19-20). Também em Éfeso um certo ourives chamado Demétrio excitou um
tumulto contra os cristãos, apelando para o passado idólatra da cidade
(19.23-40). Paulo nessa confusão não falou a turba, mas alguns cristãos foram
apanhados em seu lugar (Aristarco e Gaio), conforme ensina Atos 19.29. Depois
desse incidente Paulo decide partir para a Macedônia (20.1).
Éfeso
é a primeira cidade mencionada nas cartas enviadas pelo Senhor Jesus às igrejas
da Ásia Menor (Ap. 2.1-7). A igreja nesse período é identificada como uma
igreja perseverante e que punha a prova àqueles que se diziam apóstolos e não
eram, provavelmente essa igreja ainda tinham uma ortodoxia forjada durante o
período de ensino do apóstolo Paulo (v.2). Era uma igreja que guardava o nome
de Cristo bravamente (v.3), mas já era uma igreja fragilizada e sem ânimo espiritual
(v.4). O conselho de Cristo era que ela se levantasse de onde caiu e voltasse a
praticar as suas primeiras obras (v.5).
Depois
que conhecemos um pouco mais sobre sua história, proponho um título para a
nossa meditação: “Os eleitos
adotivamente predestinados”. Essa é a principal ideia nessa porção inicial.
Para que sejamos orientados no ensino exarado, vejamos quais são os benefícios
de sermos adotivamente predestinados, são eles:
Somos reputados como santos e fiéis (vv.1-2)
O apóstolo
Paulo (v.1)
– Provavelmente Paulo escreve essa carta quando estava preso em Roma, próximo
do martírio. Essa carta então é fruto de uma vida de reflexão e entendimento do
que é a igreja de Cristo. Paulo saúda os
efésios com um tratamento extremamente digno, chamando-os de santos. A razão de
eles serem considerados assim é razão da fé em Cristo Jesus.
A saudação do
apóstolo (v.2)
– Paulo continua sua saudação explicitando que eles foram alcançados pela graça
de Deus e que recebem por essa razão a paz que vem dele, nosso Pai e do Senhor
Jesus.
Somos alvo
da bênção de Deus e escolhidos antes da fundação do mundo (vv.3-4)
Um Deus
abençoador (v.3)
– Paulo continua sua saudação à igreja enfatizando que temos um Deus
abençoador. Quando ele diz “nos tem abençoado”, ele naturalmente explica que
não somente ele, Paulo, mas também a igreja tem sido alvo da bênção do Senhor.
Essas bênçãos são espirituais, mais que são sentidas fisicamente por nós. São
bênção de salvação e também do cuidado paternal de Deus por nós. E finalmente
quando ele demonstra por que nos são concedidas essa bênçãos, vemos que nosso
Mediador é aquele que propicia tal condição, sem Ele nunca receberíamos tão
grande mercê.
Uma escolha
antiga (v.4)
– Aqui o apóstolo começa nessa carta a descortinar os altos mistérios da
predestinação da igreja. Aqui somos informados que isso aconteceu antes da
fundação do mundo. Ou seja, isso não é algo novo, não foi considerada nossa
vontade, nem nosso estado em pecado, mas apenas o beneplácito de Deus em salvar
um povo para si. Essa escolha nos direciona para a santidade e vida
irrepreensível, algo que alguns acusadores insistem em não observar. E isso
tudo aconteceu porque Ele nos amou antes mesmos de praticarmos qualquer obra
(Rm 5.8).
Somos adotados por meio de Cristo graciosamente no Amado (vv.5-6)
O objetivo da
predestinação (v.5 parte a) – Após sermos instruídos que Ele nos adotou em
Cristo, agora somos informados a razão dele nos escolher. Ele nos escolhe para
Ele, somos predestinados a fim de pertencermos a Deus. Não fomos apenas salvos
do inferno, fomos salvos para Deus, somos propriedade dele e devemos viver
assim como Ele vive.
O beneplácito
da vontade divina (v.5 parte b) – Foi a suma vontade de Deus que nos
elegeu. Não havia nada em nós que agradasse ao Senhor. A vontade divina e Seu
propósito gracioso foram as causas de nossa salvação.
Salvos para
adorar (v.6 parte a)
– Exaltamos ao Senhor porque por Sua graça Ele resolveu nos salvar. Isso nos
estimula a adorar, pois não havia nada em nós que nos fizéssemos justos perante
o Senhor.
Gratuito sem
pagar nada (v.6 parte b) – Nada fizemos para conseguir a salvação. Tudo
veio de graça por causa de Cristo, a Quem fomos dados e Quem conquistou tudo.
Nisso somos totalmente passivos e Cristo ativo, morrendo por nós e nos
justificando ainda quando éramos pecadores.
O início dessa
carta deveria nos fazer adorar a Cristo incansavelmente. Contrariando a visão
ufanista da humanidade que encontramos hoje em dia, vemos o homem totalmente
dependente da graça de Deus. Vemos o Senhor nos abençoando, nos adotando, nos
predestinando, nos justificando e nos fazendo um em propósito por Cristo. Nada
está no homem, tudo está em Deus. Deveríamos nos envergonhar se caso ainda
pensemos que temos algum tipo de participação em nossa salvação. Tudo é para
Deus, por Cristo e para Sua glória e faremos muito bem se entendermos tudo isso
conforme está nessa porção de Efésios.
Que
Deus nos ajude a glorificar a Deus por tão grande salvação, que o Senhor
abençoe a igreja ricamente, amém.
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