Mateus 28.19
INTRODUÇÃO: O texto em questão faz parte daquilo que é conhecido como
“grande comissão”. Isso porque dá conta daquilo que é ordenado a todos os
cristãos, no intuito de cumprir sua missão como igreja, neste mundo que é nosso
campo missionário. Hoje estaremos observando, como podemos servir a Deus e
consequentemente usufruir dessa vida espiritual. Observaremos aquilo que ficou
conhecido como “meios de graça”, ou seja, a maneira como Deus comunica Sua graça
a nós, seus servos.
O texto acima nos dá conta claramente de um desses meios o
batismo, mas também nos lembra de que devemos pregar o evangelho, é justamente
essa a definição dos meios de graça, que de acordo com a Reforma se restringe a
pregação e os sacramentos.
Para que possamos tirar o devido proveito dessa mensagem
sugiro um título: “A doutrina dos meios
de graça e a nossa devida recepção dela”. Isso porque é necessário
valorizar os meios que o Senhor utilizou para o nosso crescimento e faremos
isso da seguinte forma:
I- A pregação o nosso meio de graça da
instrução (Hebreus 4.12)
a) O Espírito e a Palavra trabalham juntos – Na conversão e na instrução não pode haver um trabalho
completo sem esta constituição. O Espírito e a Palavra estão envolvidos em todo
o processo.
b) A Palavra não está restrita – Isso significa que não é necessária a existência de
templos e oficiais para tornar a Palavra mais efetiva. Ela pode ser pregada em
qualquer lugar com a mesma eficiência, mas sem dúvida deve ser preservada e
honrada na reunião dos crentes, o culto público.
c) A Palavra e seus efeitos
– Apenas a Palavra chama o converso. Apenas encontramos consolação na Palavra
de Cristo, de modo que, sem a Palavra não pode haver conversão genuína.
PONTOS DE SEMELHANÇA E DE DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA E OS
SACRAMENTOS
Pontos de
semelhança
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Pontos de
diferença
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1)
No autor, visto que Deus mesmo instituiu ambos como meios de graça.
|
1)
Em sua necessidade, sendo que a Palavra é indispensável, ao passo que os
sacramentos não;
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2)
No conteúdo, pois Cristo é o conteúdo central tanto da Palavra como dos
sacramentos.
|
2)
Em seu propósito, desde que a Palavra visa gerar e fortalecer a fé, enquanto
que os sacramentos servem somente para fortalecer a fé;
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3)Na
maneira pela qual o conteúdo é assimilado, isto é, pela fé.
|
3)
Em sua extensão, visto que a Palavra vai pelo mundo inteiro, ao passo que os
sacramentos só são ministrados aos que estão na igreja.
|
II- Os sacramentos o nosso meio de
graça institucional (Mateus 28.19 e Lucas 22.19)
Segundo Louis Berkhof, sacramento é “uma santa ordenança instituída por Cristo, na qual, mediante sinais
perceptíveis, a graça de Deus em Cristo e os benefícios da aliança da graça são
representados, selados e aplicados aos crentes, e estes, por sua vez, expressam
sua fé e sua fidelidade a Deus”. Chamamos de sacramentos o batismo e a
Santa Ceia do Senhor. Vejamos mais de perto esses meios de graça:
a) A representação simbólica
– Cada sacramento é representado por símbolos externos e visíveis. No caso do
batismo a água e da santa ceia, o pão e o vinho. Deve-se, no entanto observar
que eles transmitem o que eles representam espiritualmente, segundo o propósito
divino.
b) Eles são necessários para nossa fé – Não participar dos sacramentos voluntariamente empobrece
nossa fé, além do que demonstra desobediência a Deus, uma vez que os mesmos são
ordenanças e preceitos divinos, mas não atribuímos a eles condição de necessário
à salvação.
c) Eles são graças especiais que nos alimentam a fé – Todas as vezes que participamos deles somos consolados na
aliança com Deus, eles são a prova que Deus separou um povo para Si,
fazendo-nos espiritualmente mais próximo do Senhor e nos fortificando todas as
vezes que deles participamos.
Conclusão: Hoje cresce o número daqueles que não veem na igreja uma
necessidade para a espiritualidade. Estes estão abandonando os cultos públicos
e buscando uma espiritualidade individual. Quando contemplamos esta doutrina
tão importante somos informados que devemos ser ministrados pela Palavra e
sermos oficiados por ministros que administrem os sacramentos se quisermos
receber estes meios de graça.
Portanto, em todos os tempos é dever da igreja zelar por
estes meios antigos, que Deus escolheu para livremente edificar e conduzir Seu
povo, caso contrário, estaremos fugindo de Sua presença e todo o nosso empenho
pode ser classificado como fogo estranho diante do Senhor. Que nos livre o
Senhor de tamanho ultraje em nome de Jesus, amém.
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