domingo, 6 de maio de 2012

Quando nossa sabedoria é algo meramente humano


1 Reis 10.1-13

Os nossos dias enquanto nação são grandemente promissores. Em várias regiões do nosso país as pessoas estão saindo da pobreza e entrando na classe média. Vários campos de trabalho estão sendo abertos em diferentes regiões o que nos faz estarmos com nosso otimismo em dia. Com o crescimento do progresso cresce a necessidade de aumento do conhecimento, não somente nos setores econômicos, mas também em tudo que nos chega a mão.

O texto em questão fala-nos da época de ouro de um homem extremamente importante na história mundial, o rei Salomão. Ele era filho do grande rei Davi. Homem guerreiro que deu forma ao reino de Israel, mas também conhecido por sua fé em Deus. Salomão, apesar de ser filho de crente, precisava também demonstrar sua fé, algo que ele falha em fazer, conforme 1 Reis cap.11. 
Salomão fica marcado por sua sabedoria, apesar dessa mesma sabedoria não apontar para o objetivo correto. Nós também somos tentados a aumentar nosso conhecimento, só que esse deve buscar a glória de Deus. É nisto que se fundamenta nossa mensagem de hoje, a qual merece um título: “Quando nossa sabedoria é algo meramente humano”.

Devemos tomar cuidado para que não nos afastemos do Senhor em nenhuma condição de nossa vida, mas quão tentador é especularmos e nos desviarmos da simplicidade do evangelho (2 Coríntios 11.3), dando lugar as nossas próprias ideias ou as ideias dos outros. Isso não é comum apenas aos estudantes de hoje, mas a todos nós, por isso vejamos como fazer para que nossa sabedoria seja usada para a glória de Deus.

I- Ela deve revelar a Cristo e não a nós mesmos (1 Reis 10.1-13)
a) A sabedoria vem de Deus (1 Reis 3.11-12) – A sabedoria que Salomão pede a Deus vem num momento crucial da história de Israel, momento de transição de reinos e momento de grandes construções do povo de Deus. Salomão é um rei único na história, visto que reina, quase toda sua vida, sem guerras. Mas sua sabedoria cumpre apenas aquilo que foi determinado por Deus, faltando ainda o reconhecimento de onde vinha a mesma.
b) A fama de Salomão (1 Reis 10.1-13) – A fama do rei sábio corre o mundo. Ele é cantado em todos os lugares, está fama chega aos ouvidos da rainha de Sabá. Ela vem no intento de tirar suas dúvidas quanto a questões difíceis que não são mencionadas. Salomão parece as tirar, pois, é retribuído com presentes. A rainha observa a riqueza desse rei e o encontro fica registrado para celebrar essa sabedoria.
c) A saberia cumprindo apenas o objetivo (v.9) – Apesar de nesta parte a rainha exaltar o nome de Deus, isso ocorre em razão da disposição da mesma em ir até esse conhecimento glorioso, mas não para ver a opulência do rei Salomão. Aplicando ao nosso caso, podemos até mesmo parecer eloquentes e revelar Cristo aos outros, mas se essa sabedoria não refletir Cristo em nosso caráter, seremos apenas como meros instrumentos e não conseguiremos efeitos para nossa própria vida. 

II- A sabedoria divina é espiritual (1 Coríntios 2.6-10)
Paulo, ao escrever aos coríntios, nos mostra como essa sabedoria deve ser aplicada e entendida pelos crentes. Vejamos seu ensino:
a) Uma sabedoria para os experimentados (v.6) – Esses ‘experimentados’, são aqueles que foram chamados, não nos bancos da faculdade, mas como povo escolhido para ser revelado os mistérios divinos. Esse conhecimento vem não para os poderosos, mas para aqueles que são alvo da graça.
b) Uma sabedoria para a nossa glória (v.7) – Essa sabedoria está oculta a aqueles que ainda não nasceram de novo. Sabedoria que revela a graça de Deus a aqueles que a recebem, pois esse conhecimento é um conhecimento glorioso.
c) Uma sabedoria do conhecimento de Cristo (v.8) – Paulo afirma que essa sabedoria faz nutrir no crente um sentimento de culto ao Senhor, algo que ficou ausente no julgamento de Cristo pelos poderosos de sua época.
d) Uma sabedoria ainda incompleta (v.9) – Mesmo apesar de tudo que recebemos, ainda há muito para prosseguirmos. Deus ainda nos dará a conhecer muito mais a aqueles que nele esperam.
e) Uma sabedoria espiritual (v.10) – Por conhecer todos os acessos de Deus, essa sabedoria nos ensina a respeito desse próprio Deus. Conhecimento espiritual para aqueles que vivem espiritualmente.

III- A verdadeira sabedoria nos faz alcançar a salvação (Lucas 11.31). 
O Senhor Jesus ao referir-se sobre o empenho da rainha de Sabá, nos concede as seguintes informações:
a) Um enorme privilégio – Ela, pela fidelidade que demonstrou, estará na posição de crente no dia do juízo, julgando Israel por seu testemunho fiel.
b) Uma enorme dedicação – Ela tem seu empenho reconhecido, pois veio “dos confins da terra”, para ouvir Salomão, alguém que lhe apresentou o Salvador.
c) Jesus é maior do que Salomão – Isso significa que nossos esforços acadêmicos e devocionais devem ter também o mesmo foco, ou seja, a busca pelo conhecimento de Cristo. Este é espiritual e uma vez adquirido não pode ser desprezado por nenhum crente.

Somos grandemente privilegiados por Deus por termos na mão tão gracioso conhecimento. Esse conhecimento transcende o conhecimento da retórica, metafísica e da matemática, porque nos aponta para um caminho glorioso. É inadmissível que sejamos displicentes com este conhecimento, dormindo durante os sermões e fazendo ouvido de mercador durante a instrução pelo ensino. A rainha de Sabá será testemunha para a ruína de Israel, bem como para todos que não desejarem o conhecimento de Cristo, mesmo em nossos dias, “porque veio dos confins da terra”. Saia dos “confins” de sua ignorância e adquira ardentemente o conhecimento de Cristo.