segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O mundano proceder de uma igreja mundana


Efésios 4.4-6

INTRODUÇÃO: Hoje existe um verdadeiro frenesi com relação aos números que demonstram o crescimento da igreja evangélica em nossa pátria. Mas ao invés de haver júbilo existe uma enorme desconfiança com o movimento religioso que acontece no Brasil e isso não da parte daqueles que estão fora, mas daqueles que estão dentro.
Eu me encontro entre estes que não conseguem ver neste movimento algo animador, mas com uma grande desconfiança. Gostaria de nesta pregação tecer as razões para isso de acordo com a Palavra de Deus, para tanto gostaria de propor o seguinte título: “O mundano proceder de uma igreja mundana”.
Com esse título não pretendo ser apocalíptico ou redundante, mas enfocar aquilo que mais me chama atenção em nossa época, a fim de colocarmos o dedo em nossa ferida, buscando sua restauração. Proponho isso indicando onde está este mundano proceder desta igreja e onde ela mais se assemelha ao mundo sem Deus. Vejamos isso da seguinte forma:

I- Ela é mundana porque se afasta da Palavra (1 Coríntios 2.14). No texto em questão vemos o apóstolo defender que os incrédulos não podem discernir espiritualmente a Palavra de Deus. Eles ainda estão presos a conceitos naturais e a mensagem é loucura, mas o que dizer de uma igreja que faz a mesma coisa?
a)   O obscurantismo evangélico – O que dizer de uma igreja que seus pregadores são leigos e iletrados na Palavra, fazendo dela o que bem entendem, torcendo-a e usando-a apenas como pretexto para suas ideias?
b)   A manipulação da Palavra – Não são poucos aqueles que fazem da Palavra subterfúgio para as suas pretensões pessoais, bem como, para dar guarida a heresias e práticas estranhas à igreja de Cristo durante toda sua existência, é impressionante a originalidade maligna destes mestres, que não cansam de inovar destrutivamente.    

II- Ela é mundana porque se mistura ao mundo e com seus valores (Romanos 2.1-2).
a)   Uma igreja sem influência – Falo não da influência de cargos públicos importantes, nem de ricos pertencentes às igrejas, mas influência de convertidos sendo sal e luz em um mundo sem sabor e em trevas. Não parecemos nem de perto com aquilo que é o propósito de Deus para a Sua igreja.
b)   Posturas mundanas na vida de muitos – É bastante comum a aceitação de práticas escancaradamente mundanas como falar palavrões, a aceitação da pornografia e a falta de santidade. O que esperar de uma igreja que não vê com problemas práticas homossexuais, nem tão pouco, sabe o que defender como igreja?

III – Ela é mundana porque prega os desejos do mundo (Gênesis 19.26).
a)   A cobiça mundana – Uma igreja conhecida por suas propagandas na TV enfatiza que após conversão em suas fileiras é possível pagar dívidas e resolver os problemas de casamento. Muitos estão tendo a mesma ideia hoje em dia. Até parece que se esquecem de textos como 1 Co 7.15, onde Paulo lembra as dificuldades de ser crente e casar com um descrente, nem tão pouco da grande soma de exemplos de santos de Deus que jamais foram ricos.
b)   O misticismo evangélico – A fábrica de ídolos não para de funcionar no cenário gospel. Não falta nada, desde campanhas mirabolantes, sacrifício no monte e outras tantas bizarrices atuais. Como dizer que somos um povo que tem a vida fundamentada apenas na Palavra?

IV- Ela é mundana por não trazer novidade de vida (Ezequiel 37.1-2).
a)   Uma igreja sequíssima – Assim como esses ossos na visão de Ezequiel, assim tem sido a vida de muitos. Falta a óleo do Espírito em muitos, inclusive em muitos púlpitos, refletindo aquilo que diz na Palavra, “assim como é o profeta é o povo”, é o reflexo da liderança que não consegue ser guia em dias tão conturbados.
b)   O clamor do mundo – É claro que os inimigos não anseiam pelo Senhor, mas eles esperam atitudes condizentes com aquilo que pregamos. Se não formos exemplo jamais seremos diferenciados dos hipócritas.

V. Ela é mundana porque não busca o Reino de Deus e Sua justiça (Mateus 6.33).
a)   Estão preocupados com o aqui e o agora – Vivem como se nunca fossem prestar contas a Deus. Esquecem-se de Deus como Juiz e fazem de si próprios o padrão para suas pretensões.
b)   Não conseguem refletir os valores do Reino – Esta igreja também não consegue se portar como uma contra cultura, é absorvida pela malignidade, juntam-se com os malfeitores e desprezam o caminho do Senhor.

Conclusão: Espero não desmotivar alguns nesta noite. Não estou falando como amargurado, mas como alguém que acredita que a igreja de Cristo pode ser mais santa do que aquilo que estamos vendo nestas épocas. Voltemos a simplicidade da cruz, busquemos a glória de Deus, afastemo-nos do mundo, pois ele nada tem a ver com nosso Deus. Se assim o fizermos, faremos de nossas vidas e daqueles que creram em nossa Esperança bem aventurados e felizes, seremos aquilo que Deus espera de nós, oxalá.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário