domingo, 18 de dezembro de 2011

A doutrina dos meios de graça e a nossa devida recepção dela


Mateus 28.19

INTRODUÇÃO: O texto em questão faz parte daquilo que é conhecido como “grande comissão”. Isso porque dá conta daquilo que é ordenado a todos os cristãos, no intuito de cumprir sua missão como igreja, neste mundo que é nosso campo missionário. Hoje estaremos observando, como podemos servir a Deus e consequentemente usufruir dessa vida espiritual. Observaremos aquilo que ficou conhecido como “meios de graça”, ou seja, a maneira como Deus comunica Sua graça a nós, seus servos.
O texto acima nos dá conta claramente de um desses meios o batismo, mas também nos lembra de que devemos pregar o evangelho, é justamente essa a definição dos meios de graça, que de acordo com a Reforma se restringe a pregação e os sacramentos.
Para que possamos tirar o devido proveito dessa mensagem sugiro um título: “A doutrina dos meios de graça e a nossa devida recepção dela”. Isso porque é necessário valorizar os meios que o Senhor utilizou para o nosso crescimento e faremos isso da seguinte forma:

I- A pregação o nosso meio de graça da instrução (Hebreus 4.12)
a)   O Espírito e a Palavra trabalham juntos – Na conversão e na instrução não pode haver um trabalho completo sem esta constituição. O Espírito e a Palavra estão envolvidos em todo o processo.
b)   A Palavra não está restrita – Isso significa que não é necessária a existência de templos e oficiais para tornar a Palavra mais efetiva. Ela pode ser pregada em qualquer lugar com a mesma eficiência, mas sem dúvida deve ser preservada e honrada na reunião dos crentes, o culto público.
c)    A Palavra e seus efeitos – Apenas a Palavra chama o converso. Apenas encontramos consolação na Palavra de Cristo, de modo que, sem a Palavra não pode haver conversão genuína.

PONTOS DE SEMELHANÇA E DE DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA E OS SACRAMENTOS
Pontos de semelhança
Pontos de diferença
1) No autor, visto que Deus mesmo instituiu ambos como meios de graça.
1) Em sua necessidade, sendo que a Palavra é indispensável, ao passo que os sacramentos não;
2) No conteúdo, pois Cristo é o conteúdo central tanto da Palavra como dos sacramentos.
2) Em seu propósito, desde que a Palavra visa gerar e fortalecer a fé, enquanto que os sacramentos servem somente para fortalecer a fé;
3)Na maneira pela qual o conteúdo é assimilado, isto é, pela fé.
3) Em sua extensão, visto que a Palavra vai pelo mundo inteiro, ao passo que os sacramentos só são ministrados aos que estão na igreja.

II- Os sacramentos o nosso meio de graça institucional (Mateus 28.19 e Lucas 22.19)
Segundo Louis Berkhof, sacramento é “uma santa ordenança instituída por Cristo, na qual, mediante sinais perceptíveis, a graça de Deus em Cristo e os benefícios da aliança da graça são representados, selados e aplicados aos crentes, e estes, por sua vez, expressam sua fé e sua fidelidade a Deus”. Chamamos de sacramentos o batismo e a Santa Ceia do Senhor. Vejamos mais de perto esses meios de graça:
a)   A representação simbólica – Cada sacramento é representado por símbolos externos e visíveis. No caso do batismo a água e da santa ceia, o pão e o vinho. Deve-se, no entanto observar que eles transmitem o que eles representam espiritualmente, segundo o propósito divino.
b)   Eles são necessários para nossa fé – Não participar dos sacramentos voluntariamente empobrece nossa fé, além do que demonstra desobediência a Deus, uma vez que os mesmos são ordenanças e preceitos divinos, mas não atribuímos a eles condição de necessário à salvação.
c)    Eles são graças especiais que nos alimentam a fé – Todas as vezes que participamos deles somos consolados na aliança com Deus, eles são a prova que Deus separou um povo para Si, fazendo-nos espiritualmente mais próximo do Senhor e nos fortificando todas as vezes que deles participamos.

Conclusão: Hoje cresce o número daqueles que não veem na igreja uma necessidade para a espiritualidade. Estes estão abandonando os cultos públicos e buscando uma espiritualidade individual. Quando contemplamos esta doutrina tão importante somos informados que devemos ser ministrados pela Palavra e sermos oficiados por ministros que administrem os sacramentos se quisermos receber estes meios de graça.
Portanto, em todos os tempos é dever da igreja zelar por estes meios antigos, que Deus escolheu para livremente edificar e conduzir Seu povo, caso contrário, estaremos fugindo de Sua presença e todo o nosso empenho pode ser classificado como fogo estranho diante do Senhor. Que nos livre o Senhor de tamanho ultraje em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário