segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os cinco solas reformados


Judas 3

INDRODUÇÃO: Amanhã comemora-se 494 anos que um monge agostiniano afixou 95 teses na porta de um castelo de uma cidade alemã, sem expressão, sendo ele mesmo desconhecido, que abalou o mundo. Estamos falando da grande Reforma Protestante. Seus efeitos ainda hoje causam fervor em nossos dias.
Pertencemos a uma igreja formada pouco tempo depois desses acontecimentos. Estamos próximos àqueles ideais que sacudiram o mundo naqueles dias. Por isso, aproveitamos este dia de culto ao Senhor para agradecer aquele dia.
Neste sermão quero chamar a atenção para os pilares da Reforma Protestante, aquilo que foi denominado em latim, os “cinco solas da Reforma”, trazendo o seguinte título para a nossa meditação: “Os cinco solas reformados”.
O texto de Judas que iniciamos mostra a importância de termos uma fé comum. Ele ao empreender esta carta, tem como objetivo preservar esta fé, bem como, exorta-nos a batalhar, lutar por nossa fé. Fé essa que foi entregue de uma só vez, aos santos. E é justamente isso que estamos fazendo nesta noite. Ao lembrar nossas doutrinas, estaremos preservando a nossa fé e daqueles que ainda estão sendo iniciados. Para tanto, vejamos os nossos pilares fazendo uma comparação com os nossos dias:

I- Sola Scriptura, somente as Escrituras (Jeremias 1.12).
a)    O que defendemos – Acreditamos que apenas a Bíblia é a Palavra de Deus e que são falsos todos os ensinos que não se possam provar biblicamente. Chamamos de Palavra de Deus as Escrituras do Velho e Novo Testamento. Em matéria de fé, não cremos em nada que venha de outra fonte, somente as Escrituras podem regular a vida da Igreja.
b)   Os nossos dias – Desde muito, sempre houve períodos que a Palavra de Deus foi esquecida e hoje não é diferente. A igreja de hoje está repleta de gurus, novas revelações e outras tantas heresias atuais. Mas se quisermos fazer a vontade de Deus, precisamos ser crentes bíblicos, tendo a Bíblia como nossa única regra de fé.

II- Sola Christus, somente Cristo (Atos 4.12).
a)    O que pensamos – Defendemos que a salvação vem apenas pelos méritos perfeitos de Jesus. Não acreditamos no mérito humano, mas no perfeito sacrifício do Senhor na cruz. É Ele que nos leva para próximo do Pai, Ele é o nosso Mediador, fonte de graça e misericórdia, é Ele quem nos livra da ira vindoura.
b)   Os nossos dias – Substituíram a mensagem da cruz e do sacrifício substitutivo por uma mensagem pragmática que visa agradar o homem. A salvação passou a ser pregada como algo possível ao homem caído. Técnicas mirabolantes foram colocadas na mensagem, enquanto se afastaram mais e mais do verdadeiro Evangelho.

III- Sola Gratia, somente a graça (Efésios 2.8).
a)    O que defendemos – Que o homem é liberto da escravidão do pecado apenas pela graça divina. Não existe nada nele que leve o Senhor a se inclinar em seu favor, mas apenas corrupção. O fato de estarmos em Cristo, não derivou de nossos merecimentos e busca, mas da exclusiva graça de Deus para míseros pecadores.
b)   Os nossos dias - Os pecadores acham-se merecedores da mercê divina, estamos quase ouvindo blasfêmias que dão conta da bondade humana e a quase necessidade de Deus salvar certos indivíduos. O “evangelho da mídia” é um evangelho que enaltece o homem e o eleva ao status de deus e não de servo, sendo uma verdadeira aberração aos olhos de Deus.

IV- Sola Fide, somente a fé (Tito 1.1).
a)    O que defendemos – Que a salvação é somente por Cristo e Sua graça, por meio da fé. Este é o ponto pelo qual a igreja permanece ou cai. A fé não é algo fabricado pela vontade do homem, mas algo conferido apenas aos eleitos. Apenas eles podem responder salvificamente a Deus e nenhum outro.
b)   Os nossos dias – Atualmente é possível ver aqueles que defendem que a salvação pode ser produzida através de certos métodos, bem como pensam que qualquer um pode manifestar a fé. Confundem a justificação como um processo comum. Ao fazerem isso estão trazendo fogo estranho para a igreja, bem como se afastando daquilo que é ensinado na Palavra de Deus.

V- Sola Deo Gloria, somente a glória a Deus (Isaías 6.3).
a)    O que defendemos – Que apenas Deus merece o louvor. Que o homem nada é diante de Deus (Hebreus 2.6). O Senhor, no entanto, é altíssimo, maior do que os céus, a terra não o pode conter. Não partilhamos sua glória com o homem, ídolos ou quem quer que seja, visto serem estas coisas idolatria. Só Ele merece a glória e o louvor, apenas Ele é o Deus da igreja.
b)   Os nossos dias – Fabricam deuses segundo a conveniência. Ou o dinheiro, ou o trabalho, ou cantores, ou pastores. Pastores se auto intitulam apóstolos, ou algum excêntrico título. Os homens são bajuladores e fazem ídolos a todo instante, parecem que nunca se livraram do romanismo.

Conclusão: Ao lembrarmos o dia de amanhã, lembremo-nos da nossa caríssima fé. Esta é a fé dos mártires, não a fé da teologia da prosperidade, do evangelho fácil e de tantos outros que pensam apenas em si mesmo. Comemore a Reforma, lembre-se do rastro de sangue que acompanha sua história. Lembre-se de seus votos diante de Deus, não seja mais propenso a este falso evangelho e retorne para Cristo e fundamentos de nossa fé comum. Esta é a melhor maneira de honrar a Deus no dia de amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário