segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dois caminhos e uma única saída


Mateus 7.13-14

INTRODUÇÃO: Num mundo confuso como esse em que vivemos atualmente, muitas verdades também parecem ser confusas em sua essência. Um exemplo marcante a este respeito é a que estamos diante nesta noite, a doutrina da salvação. Aqui o Senhor nos apresenta a salvação como dois caminhos distintos. Só que aos olhos da atualidade a salvação depende de uma série de fatores, ou de uma miríade de propostas religiosas que redundam neste objetivo.
Somos um país religioso. E todos por aqui acreditam na vida após a morte. A maioria dos conceitos a respeito da vida após a morte dá conta de um lugar de gozo e sossego para as almas aflitas. Mas a Bíblia esta longe de ser um livro conciliatório. A sua verdade exposta é axiomática. Então partindo da idéia que ela, a Bíblia, não reflete este caráter confuso, sugiro a contemplação do seguinte tema: “Dois caminhos e uma única saída”.
Justifico o título da seguinte maneira. Esqueça o que foi dito por muitos a respeito da salvação. Contemple apenas o infalível argumento do Mestre a este respeito e veja que não são tão grandes as possibilidades assim. Vejamos isso mais de perto analisando estes dois caminhos com uma única saída apenas:

I- O primeiro caminho, a porta larga (v.13)
O Senhor começa seu argumento apresentando logo de pronto o caminho verdadeiro e algumas questões ficam claras a este respeito, vejamos então:
a)   A questão do entrar – Alguns ao verem este texto pensam que o Senhor coloca sobre nós a responsabilidade de encontrarmos a porta, só que o há aqui é uma indicação a respeito de onde encontraremos a porta. É de fato um imperativo, tem como objetivo deixar claro que se trata de uma ordem, por isso a frase está nestas condições.
b)   A porta é estreita – Eu costumo dizer que não é por acaso que esta porta é estreita. Ela tem como objetivo nos fazer pensar naquilo que aos nossos olhos parece desonroso e sem fama. De fato ela é pequena a fim de nos humilhar, nos fazendo ajoelhar.
c)    A porta larga – Aqui Ele muda o foco, que já não é mais na estreita, mas na larga. Essa simboliza o mundo e o caminho deste. Aponta para o caminho das massas. A estrutura da porta dá conta da quantidade que passam por ela, é larga e confortável para os que passam, mas ela não conduz a um caminho confiável, mas a um caminho de morte e destruição. Mas, o mais incrível que isso possa parecer, aqueles que estão passando por ela não se dão conta disso.

II- O segundo caminho, a porta estreita (v.14)
O Senhor aqui retorna sua atenção para a porta mais importante, que a despeito de não ser popular é a mais excelente, vejamos o que Ele nos diz:
a)   Ela é estreita e apertada – A estrutura da porta dá conta daquilo que ela significa. Ele não é grande e espaçosa como a outra, mas estreita e apertada, uma vez que aqueles que passaram por ela não são muitos, comparando com a outra.
b)   O significado da porta – Esta é um acesso conduzindo a um lugar, assim como a outra que conduz a reprovação e condenação, esta conduz a vida com Deus, é a salvação em termos claros e bíblicos, sem dúvida, sem sofisma, mas claramente anunciada.
c)    Aqueles que entram – Estes são poucos, mas são exatamente aqueles que deveriam passar por ela. Deus não se preocupa com número. Todo aquele que quer ratificar um movimento ou algo importante fala em termos de número, daqueles que abraçam a idéia, mas no conceito do Reino não está aqui o desejo de que sejam muitos, mas aqueles por quem o Senhor se agradou morrer, o fruto de Seu amor eletivo e não a multidão, as massas e a fama.

Conclusão: O mundo de hoje pensa que a salvação é algo fácil de encontrar, mas este texto mostra primeiramente que não existem vários caminhos, segundo que a salvação não é algo fácil e terceiro que são poucos aqueles que encontram. Talvez você esteja querendo saber como encontrar esta porta, a resposta está em João 10.9 “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
Esta porta, Jesus, tem sido pedra de tropeço e rocha de escândalos (1 Pe 2.8) para muitos, mas a todos os quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem em Seu nome (Jo 1.12). Se você já encontrou esta porta saiba que ela nada tem a ver com este mundo e que é totalmente diferente dele. Viva conforme esta porta e abomine o caminho da multidão que é caminho de morte e sofrimento. Mas a porta, Cristo, é vida e pastagem segura a todas as ovelhas. Ó bendita esperança que têm os eleitos, louvado seja Deus por infida graça, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário