sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O CRENTE E A MÚSICA SECULAR


A música é algo peculiar ao ser humano em seu relacionamento com o mundo. De modo que sua existência se confunde com a origem da civilização humana. A Bíblia relaciona seu surgimento aos primeiros homens existentes na terra. Entre os descendentes de Caim havia um, chamado Jubal que foi pai de todos os que tocam harpa e flauta (Gn.4.21). Entre os sacerdotes consagrados no templo havia os levitas, estes eram responsáveis, além das cerimônias e transporte dos utensílios, de entoarem os louvores na congregação israelita. Na reforma desse ministério nos dias do rei Davi, a música teve um destaque grandioso, com o surgimento de vários salmos, bem como da restauração do ministério levita.

Entre os gregos, a música era tida como procedente de divindades e alguns deuses tinham suas histórias relacionadas a fatos ligados à música. Dentre eles contam-se Dionísio e Apolo. Segundo a mitologia Anfião teria aprendido a música com Hermes e teria construído Tebas através do som. Orfeu podia tocar harpa com tamanha doçura que até as feras podiam quedar-se absortas. Outras nações também têm suas histórias relacionadas à música, como os babilônicos e outros.

Entre os cristãos a música tem também alcançado muita proeminência em seus cultos religiosos. Desde o período onde Cristo desenvolvia seu ministério terreno (Mt.26.30) até o apostólico onde passagens de hinos são citados em certos trechos da Bíblia como Romanos 11.33-36. Desde então a música teve um papel vital para o desenvolvimento da fé, sendo um rico instrumento para instruir e exaltar a Deus.

No período medieval ressalta-se o canto gregoriano, tendo esse nome em razão de serem selecionados no século VI, algumas orações que foram metrificadas por Gregório Magno. Este canto é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido. Sendo uma forma de interpretação belíssima, seguindo de perto aquilo que o dizia Santo Agostinho “Quem canta ora duas vezes”.

No período Reformado as músicas na igreja passaram por uma reformulação grandiosa. São dessa época os belíssimos saltérios compostos de salmos metrificados pelo próprio João Calvino, e outras influências musicais legadas por Lutero em seu inesquecível “Castelo Forte”, música adaptada de uma canção cantada em bares alemães. Em período posterior a música recebe influências de nomes como Carlos e João Wesley, Hendel, Bach, Newton, entre outros.

Mas o objetivo desse artigo é mostrar a contribuição da música para o crente, bem como abordar algumas questões como, é lícito ao crente ouvir música não cristã? Passo a expor meu pensamento a este respeito.

Há algum tempo a música não cristã, tida como secular era um grande vilão para algumas instituições religiosas. A música era tida como profana e algumas igrejas até proibiam que seus membros sequer assobiassem as mesmas. Mas, atualmente isso parece estar sendo vencido por uma consequente secularização cultural por parte do povo de Deus. É necessário dizer que esta postura, até então, proibitiva era característica de ramos tidos como pentecostais da igreja brasileira. Enquanto que aqueles tidos como históricos ou tradicionais sempre foram mais maleáveis quanto a este particular.

Esta secularização ganhou destaque com o surgimento das igrejas denominadas neo pentecostais. Estas igrejas, bem menos rígidas em suas exigências, tinham uma abertura maior para as músicas seculares, por exemplo, a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) tinha em sua terapia do amor um apelativo a esse gênero musical, notadamente as mais românticas.

Hoje o número de crentes que ouvem música secular cresce em alta velocidade, principalmente entre aqueles que são a segunda geração de evangélicos no Brasil. Ao contrário dos seus pais, estes detêm um maior conhecimento de certos meios, fazem parte de redes sociais e são aquilo que chamam de geração cibernética. Mas quanto à absorção desses valores por esta geração vejo com alguma resistência. Principalmente porque os valores hoje aceitos não passaram por uma análise sistemática da Bíblia Sagrada, ou seja, a absorção está sendo feita sem nenhum critério que tenha em vista buscar a aprovação divina, mas é uma absorção cultural o que pode fazer com que muitos errem ao trazerem a música não cristã para dentro de suas vidas sem levarem em conta o cuidado com as letras.

Acho também que não existe ritmo sagrado. Não penso que apenas músicas evangélicas são dignas de serem escutadas pelos crentes. Penso que a música cristã tem seu lugar no templo, bem como no coração de cada adorador, que não cessa de adorar quando está fora do templo, mas que ainda assim o adora em sua vida e com seus lábios, testemunhando e honrado a Cristo. Porém, como ser sociável, vivendo em uma sociedade relacionável, pode também fazer uso das tendências musicais da atualidade, mas tendo cuidado com a vulgaridade e com letras perniciosas tão comuns na musicalidade brasileira. O cristão ao fazer uso dos recursos musicais deve se perguntar se agrada a Deus, se edifica, se não é ofensivo a sua fé. Deve evitar música que falem profanações, adultérios, libertinagem, entre outras formas de se corromper com aquilo que se ouve. Todas estas questões devem ser levadas em conta, além de achar, particularmente, que é papel da liderança da igreja orientar a atual juventude.

Mesmo não sendo músico, acredito que a música cristã tem algo a contribuir até musicalmente dentro da musicalidade brasileira. Fazer com que nomes do cenário gospel venham a estar nas paradas de sucesso parece não ser tão impossível assim, principalmente com o crescimento desse mercado atualmente. Mas uma música de qualidade deve ser buscada, tanto técnica quanto harmonicamente. Além de buscar a fidelidade as Escrituras. Uma série de cuidados faz-se necessário quanto a este particular, bem como, tantos outros são necessários em outras áreas. Mas nunca devemos nos esquecer daquilo que somos como cristãos, nem dos nossos valores e aquilo vivemos. “Todas as cousas são lícitas, mas nem todas convêm; todas as cousas são lícitas, mas nem todas edificam” (1 Co.10.23). Aplicando este princípio faremos bem em nos guardar para a glória de Deus.

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