segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

As disposições sociais de uma raça eleita.

Tito 2.1-10

INTRODUÇÃO: A nossa sociedade vive uma crise existencial. Não existe um equilíbrio entre as gerações, nem tão pouco a disposição correta para conduzir esta mesma sociedade de forma harmônica e sadia. Infelizmente esta triste realidade não característica apenas do mundo sem Deus. Mas o é também da igreja, lamentavelmente.

Quanto a isso é necessário enfatizar que o propósito divino para a sociedade é que esta seja conduzida por sua mão, com padrões altíssimos de moralidade, respeito e amor. Logo, vivendo em um mundo caído, devemos nos esforçar para levar o mundo a esta conscientização. Para que isso aconteça precisamos saber como devemos agir em cada área da maneira agradável a Deus.

Diante disso, é necessário observarmos de acordo com o título: “As disposições sociais de uma raça eleita”. Essas disposições não serão feitas de modo aleatório, mas de acordo com uma regra de fé, vejamos como isso é orientado nas Escrituras pelo apóstolo Paulo. Paulo escolhe algumas classes de pessoas para fornecer estas informações, vejamos como ele aborda isso em cinco classes distintas:

I- O proceder dos homens idosos (v.2)
A primeira classe de pessoas que o apóstolo lança seu olhar são os idosos. Estes deveriam ter o seguinte proceder:
a)    Temperantes e respeitáveis – Não deveriam ser caracterizados pelas falhas da idade como a arrogância, mas temperantes, desejosos pelo aprendizado, mesmo que velhos. Estes, mesmo que no passado não fossem respeitáveis, precisam ser agora, em razão da idade e eminência do encontro com o Senhor.
b)    Sensatos, sadios na fé, no amor e na constância – Em razão da experiência devem demonstrar sensatez em tudo que fazem. A fé deve ser de acordo com o padrão bíblico, demonstrando amor pelos jovens e constantes no serviço.

II- As mulheres e suas atribuições (vv.3-5)
As mulheres não são esquecidas e através dessas atribuições, Paulo instrui todas as mulheres de modo geral.
a)    As mulheres idosas (vv.3-4) – Semelhantemente aos velhos, tratados anteriormente, deve estas serem sérias em tudo o que fazem, tomando cuidado com o envolvimento em situações que colocam em dúvida isso, como a calúnia. Devem tomar cuidado com os vícios, no caso aqui o vinho, mas poderíamos citar também o cigarro e outros. Elas pela idade devem ser referência na igreja, a fim de serem exemplos para as mais novas (v.4).
b)    As mulheres novas (v.5) – Devem ser sensatas, honestas em ações, que cuidem da casa e da família, bondosas, respeitando ao marido, tendo como objetivo a honra de Cristo.

III- Os deveres dos moços (v.6)
Quanto aos moços, Paulo recomenda alguns deveres, são eles:
a)    Aceitem a exortação – Isso talvez seja um dos grandes problemas da juventude, serem exortados. O crente fiel deve demonstrar esta qualidade, a fim de que aprenda a ser um adulto temente ao Senhor.
b)    Criteriosos – A juventude é uma fase onde temos a obrigação de fazermos muitas escolhas, sendo assim, compete ao jovem saber fazer essas escolhas de acordo com o padrão divino.

IV- O padrão ministerial (vv.7-8)
Paulo lança seu olhar aos ministros, especialmente Tito, alvo dessa carta. Aproveita o fato de esse também ser jovem, mas com uma responsabilidade a mais, ele é ministro, por esta razão ele orienta a todos os outros ministros da seguinte forma:
a)    O ministro é padrão de boas obras (v.7 parte a) – Os discípulos são como crianças observando o exemplo dos pastores, por isso a importância de ser padrão nas boas obras.
b)    O ministro, mestre e reverente (v.7 parte b) – O mesmo ministro deve ser um mestre para a igreja. Compete a ele a instrução do rebanho. Deve também demonstrar reverência e temor de Deus, no púlpito e na vida.
c)    O ministro e a linguagem – Esta deve ser sadia e irrepreensível. Ela não precisa ser culta, só basta ser irretocável moralmente. Isso impede a vitória de satanás sobre a vida do ministro, fazendo o inimigo ser envergonhado. Como também a fim de ser reconhecido como servo em todos os aspectos fora e dentro da igreja.

V- Os servos e seus compromissos (vv.9-10)
Finalmente é a vez dos servos. É necessário dizer que na época que esta carta foi escrita havia ainda a escravidão e Paulo mostra o padrão exigido para todos os servos, livres e escravos.
a)    Obediência ao seu senhor (v.9) – Trazendo para nossos dias, podemos tratar esse ponto nas relações profissionais. O servo não busca derrubar o seu senhor, mas lhe é fiel. Deve este dar satisfação ao seu patrão e senhor, além de não serem respondões.
b)    O compromisso para com Deus (v.10) – Assim como em outras partes que Paulo trata do assunto, aqui ele aborda esta responsabilidade, a fidelidade a Deus. Por isso ele recomenda a não roubar, porque isso compromete a integridade e o testemunho, depois exorta a ter como foco o desejo de glorificar a Deus em tudo o que faz.

Conclusão: Várias recomendações semelhantes nos são dadas em outras partes da bíblia, porém estas nos mostram que somos um povo separado. Nossas responsabilidades para com este mundo devem ser claras em nossos relacionamentos. É também verdadeiro que devemos modificar nossas vidas para que estejamos dentro dessas exigências. Que Deus nos ajude quanto a isso, pois em épocas como as nossas, isso se torna o grande diferencial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário