sexta-feira, 26 de julho de 2013

TEOLOGIA DO PACTO – THOMAS MONTGOMERY

Introdução – Pacto de obras e de Graça

A palavra pacto aparece 275 vezes na Bíblia. Significado do termo grego utilizado – Convênio, acordo, aliança, tratado, dividir ou cortar, segundo o A.T.

Definição segundo Berkhof: “Um pacto é um tratado entre duas partes”. Charles Hodge: “Um pacto é simplesmente uma promessa que depende de uma condição”.

“Pacto é imposto de forma unilateral”. O pacto sempre é feito através de um Mediador.

Os elementos do pacto:

Arthur W. Pink: 1) As partes contratantes; 2) Uma condição estabelecida; 3) Uma pena ou castigo; 4) Uma recompensa; 5) Selo (interior ou externo).

Um pacto pode ser condicional ou incondicional desde a perspectiva do homem. Cristo é o fiador do pacto.

O PACTO DE OBRAS

É estabelecido entre Adão e Deus (Gen. Cap. 2 e 3). Os elementos do pacto estão presentes no texto. Adão transgrediu o pacto (Os. 6.7). O mandamento era para vida (Rm. 7.6). A condição estipulada era a obediência perfeita (Tg. 2). O castigo do pacto – A morte. No sentido amplo e possível significa separação (morte espiritual). Ocorreu no momento que Adão violou o pacto. O selo – A árvore da vida. Simboliza a vida eterna (Ap. 22.2). Todos os crentes terão direito aos frutos da árvore.

Adão o cabeça federal da raça humana (Rm.5.17).
Todos morrem em Adão (1 Co. 15.22).

Alguns paralelos entre Adão e Cristo (Rm.5)
1)   Adão entrou no mundo de uma forma única, como cabeça federal, assim como Cristo;
2)   Ambos possuíam uma natureza santa;
3)   A esposa de Adão foi tirada da costela, assim como a igreja pertence ao próprio Cristo;
4)   Adão no foi enganado, mas a mulher. Adão na queda se motivou pelo amor, assim como Cristo em Sua obediência, moveu-se em favor da igreja;
5)   Adão sofreu a maldição do pacto (lei), Cristo se identifica com a esposa (igreja), sujeitando-se a Lei.
6)   Adão é o cabeça da queda, Cristo o cabeça dos redimidos;
7)   Adão imputou a morte aos descendentes, ele representava a morte do seu povo, Cristo imputa a justiça e representa a vida do Seu povo.

PACTO DE GRAÇA OU REDENÇÃO
É obra das pessoas da Trindade, antes da fundação do mundo. Deus escolhe, Cristo salva e redime seu povo e o Espírito se compromete com o dom do arrependimento, a fé e preserva a todos os crentes.

Textos relativos a esse pacto:
Sl. 25; Gl. 3; Hb. 13.20; Ef. 3.11; Ef. 1.3-4; 2 Tm. 1.9; Tt.1.2; Ap.13.8. Jo cap.17.

Características do pacto

I-            Um pacto de graça – Uma demonstração da graça de Deus. 1) Deus proporciona um fiador para que Ele cumpra as obrigações do pacto; 2) Deus determina aqueles a quem serão outorgados o pacto; 4) Todas as bênçãos são concedidas gratuitamente, sem mérito algum; 5) Deus reina de forma soberana vencendo inimigos e obstáculos, logrando êxito em Seus propósitos predeterminados; 6) Este pacto está baseado nos méritos perfeitos de Jesus Cristo; 7) O Novo Testamento afirma que esse pacto é administrado desde um trono de graça.
II-          Um pacto Trinitário – O Pai origina, o Filho executa, o Espírito é o administrador (Ef. 1.6-7).
III-        Trata-se de um pacto eterno (Hb.13.20).
IV-        Um pacto particular, pois não é universal. Só aqueles que são de Cristo tem parte nesse pacto.
V-          O pacto é incondicional. Cristo cumpre as condições desse pacto por Seu povo.

Argumentos sobre Cristo ser o Fiador do pacto.

Fiador – Alguém que se compromete com as obrigações legais de outro. Garante que elas se cumpram. Assim, Ele expia os pecados e concede suas virtudes ao Seu povo. Cristo se compromete em cumprir o acordo. Não existem contradições naquilo que é relativo a vontade de Deus Pai e de Cristo. A morte de Cristo foi um ato voluntário (Jo 17.4; Lc. 22.29; Sl 89.3-4; Hb. 12.2.

Obrigações de Cristo no pacto.

1)   Devia ser homem – Filho de mulher e ter um corpo humano;
2)   Ter uma vida de obediência ao Pai – Servo obediente até a morte. Uma vida subordinada (Sl. 89). Enquanto homem (Ef. 2.6-11).
3)   Dependência do Espírito Santo (Is. 42.1 e 61.1). Ele recebeu do Espírito, poder de forma única. Garantia de êxito em sentido amplo (Gálatas 4.4). Como fiador do pacto Cristo esteve sujeito ao tempo. Ele deveria nos redimir da Lei, nos fazendo Seus filhos. Cristo se comprometeu a cumprir o pacto, tanto pela vida, como pela morte.
4)   As promessas feitas a Cristo em razão de ser Fiador. A) Por sua obediência Ele vence a morte, obtendo vitória sobre o pecado e o diabo; b) O Pai, como recompensa, lhe dá uma semente numerosa. Essa semente recebe vida eterna e Ele atrai todos a Si. C) Essa semente proclamaria Seu nome ao mundo; d) Eles, a semente, recebem os dons e capacidades derivados de Cristo (Ef. 4.8).  



Nenhum comentário:

Postar um comentário