quarta-feira, 9 de junho de 2010

A OPERAÇÃO DO ERRO EM NOSSOS DIAS



É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça
(II Tessalonicenses 2.11,12)

É de fato impressionante a forma como as estruturas seculares estabelecidas pelo cristianismo na sociedade esta esfacelando em nossos dias. O sistema pós-modernista desenfreado e secularizante está minando estruturas sólidas, que até bem pouco tempo eram indiscutíveis. Entre elas podemos citar a fragilidade das famílias, como célula importante da sociedade, é cada vez mais frágil. A partir de conceitos relativistas da fidelidade conjugal, tida por muitos como algo do passado, agora se acostuma com as traições, os adultérios e “escapadinhas”. Este conceito também vem acompanhado com a banalização do sexo no matrimônio. Havendo que troque seus cônjuges por outros homens e outras mulheres apenas para “apimentar a relação”. Enquanto isso frustrações altíssimas tem sido a causa da ruína de vidas que nunca conseguiram se ajustar com este sistema corrupto e por esta razão sofre desejando algo bem maior.
A igreja dos nossos dias é uma instituição a beira da bancarrota, pois na sua proclamação a sua vocação profética está cada dia mais tênue. Pastores com vidas degradadas pela falta de santidade pouco tem a oferecer como algo palpável, visto que eles mesmos não conseguem combater as influências dominantes. É comum um aconselhamento fraco e condescendente, onde as pessoas não saem confrontadas pela visão da Palavra de Deus. Nem mesmo os púlpitos têm mais a mesma influência que tinha anteriormente. Multidões vão à igreja para se alimentarem espiritualmente, mas voltam para as suas casas esfomeadas do sólido alimento, pois a verdade não os alcançou em profundidade suficiente para saciá-los do senso da presença divina.
As instituições políticas e econômicas nos tempos atuais são extremamente manipuladores do curso da vida das pessoas, famílias podem ter o direito de criar os seus filhos questionados, leis são feitas para denegrir os conceitos bíblicos e os governantes não são aquilo que os reformadores chamaram “protetores da Lei de Deus”, mas transgressores e opositores das mesmas, aprovando leis cada vez mais abertamente contra a Palavra de Deus.
As palavras ditas por Paulo no texto acima, demonstram claramente o espírito desta época, somos cada dia mais inclinados a acreditar que os dias atuais não são o melhor momento para ser um cristão comprometido com a Palavra de Deus. O melhor a fazer é se dar a permissividade passiva das massas. É agir em favor da maré, seguindo o curso das coisas, sendo manipulável e manipulador de nós mesmos. Esquecer do nosso papel enquanto fiéis, pois isso é coisa do passado. Assim miríades de homens que deveriam ser exemplos de virtude, são mais exemplos daquilo que não se pode ser. O erro opera conforme a volição à transgressão comum. A verdade é esquecida e a mentira é admirada, não há como prever até aonde isso nos levará. A não ser, nos faz compelir a olhar para traz e vermos a era anti diluviana, bem como Sodoma e Gomorra, e as Palavras perturbadoras do Senhor Jesus em Lucas 18.8 “Digo-vos que depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do homem, achará, por ventura, fé na terra?”
O verso 12 de II Ts é altamente esclarecedor quanto ao estado que vivemos hoje. Demonstra que isso está acontecendo para revelar àqueles que não dão crédito à verdade, ou seja, aqueles que não receberam a Palavra para terem vida por seu intermédio. Pesaram o texto sacro e o repudiaram, preferiram o erro à verdade, amaram a poluição à santidade. O texto ainda, para dar mais ênfase diz que estes homens se deleitaram, ou seja, após observarem os benefícios de uma vida desobediente, entenderam que esta lhes trazia prazer e se deleitaram nesta vida de injustiça.
É tempo de aparecer os princípios “fora de moda”, há tanto tempo esquecidos. Estes devem voltar a serem praticados, ainda que o mundo o tenha como antiquado. A verdade nunca é desnecessária, principalmente porque disso depende a ordem natural de todas as coisas envolvidas no propósito divino. Creio que ainda que seja difícil viver como um crente compromissado nos dias de hoje, devemos continuar. Submetendo a nossa fidelidade ao juízo de Deus.
Deus nos livre de sermos conhecidos no futuro como uma geração que se submeteu as infidelidades e a bancarrota do cristianismo. Ainda que o sistema ocidental cristã se desfaleça, contudo a verdade divina será prevalecente. Ainda que multidões pervertam a verdade do cristianismo, trocando-o por outro evangelho mais fácil e menos compromissado, os verdadeiros cristãos haverão de glorificar a Deus. Deus, o Senhor manifestará sua glória e os seus filhos serão a mais clara indicação que o evangelho genuíno ainda continuará a ser a oposição a esse sistema corrupto. Deus nos ajude amém.


Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário