sábado, 6 de novembro de 2010

Qual das virgens você prefere ser?


Mateus 25.1-13

INTRODUÇÃO: Talvez uma das grandes necessidades da igreja moderna nos dias de hoje seja a pregação da eminência do retorno de Cristo. Algumas posições teológicas dentro da escatologia nem mesmo dão lugar a isto, mas o ensino bíblico deixa clara tal urgência e é baseado nisso que estaremos considerando este texto nesta noite.
Para tanto, sugiro um tema para nossa contemplação: “Qual das virgens você prefere ser?” Esse tema em forma de pergunta nos faz considerar os dois pólos apresentados pelo Senhor, quanto a este aguardo eminente. Para que venhamos a entender melhor sugiro então três considerações de acordo com o texto:

I- O grupo das néscias (vv.3-6, 8 e 11)
De acordo com a gramática, a palavra néscio é um adjetivo que significa inepto, estúpido e ignorante. Logo é alguém relapso que não esteve atento ao chamado para estar vigilante sempre e de acordo com o texto, manter as vasilhas cheias de azeite. Observemos então, o que isso implica para a nossa meditação nos versos onde estas pessoas são mencionadas:
a)    O chamado geral (v.1) – As dez virgens representam aqui o chamado universal de Cristo a todos e as conseqüentes atitudes daqueles que foram chamados. Estes saíram a encontrar com o Noivo, mas a posições destas pessoas foi diferente.
b)   Um grupo sem homogeneidade (v.2) – Apesar de terem sido chamados pelo mesmo convite a aplicabilidade deste foi observada de forma distinta entre estas. Umas produziram prudência (cinco) e outras (cinco) produziram a nescidade. Observemos as características das néscias:
c)    Vasilhas sem azeite (v.3) – Algo óbvio foi esquecido. Se lhes foi dado um recipiente é lógico que era para pôr algo, aqui no caso o azeite. Estas foram tão néscias que jamais se preocuparam com este detalhe. Entendamos azeite aqui como dons e não o Espírito Santo como desejam alguns. Visto que o contexto aqui, quando observamos a parábola posterior dos talentos, enfatiza o compromisso e a conversão (vv.14-30).
d)   Uma solução imediatista (v.8) – Espantosamente as néscias tomam uma atitude imediatista, desejando o suprimento das prudentes, algo desconsiderado, pois acarretaria na escassez das demais. Podemos deduzir que estas tentaram o “jeitinho brasileiro”.
e)    Mais tarde é muito tarde (v.11) – Quanto a este período não podemos precisar, mas fica claro que o tempo para começarmos a encher as vasilhas é agora e não num período que não temos esta segurança. Quando acharam que já tinham o azeite foi tarde demais.
    
II- O grupo das prudentes (vv. 9-10)
Já as prudentes tomaram atitudes que todos nós devemos nos espelhar, por isso observemos com atenção:
a)    Sempre mantiveram o azeite nas vasilhas (v.9) – Elas não cederam o azeite quando foi solicitado pelas néscias porque eram ruins, mas porque era algo individual e que atestava a fidelidade delas, por isso não cederam. O tempo todo elas se prepararam para isso e quando o Noivo retornou de madrugada elas estavam preparadas. “Os que vendem” pode interpretar-se como o lugar onde se buscar. Ainda assim estas orientam onde encontrar, mostrando que conheciam os mesmos e seu conselho foi extremamente piedoso.
b)   A recompensa imediata por serem prudentes (v.10) – Elas não aventuraram a recompensa, mas por causa de suas posturas prudentes foram imediatamente recompensadas pelo Noivo com a entrada nas bodas. Depois que elas entram as portas se fecharam inexoravelmente.

III- A falta de conhecimento e o aviso (vv.12-13)
a)    A falta de conhecimento (v.12) – O Senhor, assim como não reconhece os hipócritas, não reconhece o desleixo destas virgens. O Senhor conhece o empenho, a dedicação e a grande necessidade de servir daqueles que lhe são eleitos.
b)   Um aviso a igreja em todos os tempos (v.13) – Não conhecemos outro aviso a não ser esse, “não sabemos a hora”. Podemos especular, mas jamais tentar adivinhar aquilo que só pertence a Deus. Portanto, nossa atitude hoje não é de tentar saber o dia, mas de se manter prudente.

Conclusão: Façamos uma análise com tudo o que foi mencionado aqui. Com quem nós mais nos identificamos? Nós nos parecemos mais com as néscias ou com as prudentes? Somos daqueles que estão sempre atentos e jamais dormimos ou nos comportamos levianamente, levando tudo em banho Maria? Que Deus não nos feche a porta após as prudentes. Que não sejamos contados com os apóstatas e frios, mas entre aqueles que amam o dia de Sua vinda, amém.



Soli Deo Gloria!

4 comentários:

  1. Caro pastor.
    Tenho hoje uma preocupaçao muito grande, pois não se prega mais sobre a volta do Senhor, Jesus, não se prega mais sobre santidade e pureza (pricipalmente na área sexual entre os jovens); parece que poucios acreditam quie o Senhor voltará em breve.
    Muito oportuna a mensagem, Que todos possam abrir os olhos e ver quais das virgens queremos ser.

    ResponderExcluir
  2. Talvez Kerux isso se deva em razão da imensa frieza e comodismo que vivemos hoje. Estamos deixando para ver o que acontece, pouca seriedade e muito falatório. Este texto é um desafio para todos os crentes e em todas as épocas. Somos desafiados a entender os tempos e jamais ficarmos desatentos, mas sempre vigilantes. Obrigado pelo comentário, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Na realidade dos fatos, uma mensagem muito oportuna para os púlpitos de hoje. damos graças a Deus por ter levantado homens, que se preocupam com o bem espiritual do rebanho.
    Deus continue te abençoando.
    Abraços em Cristo,
    Seu conservo
    Abrahão

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, reverendo. Agradeço os elogios, mas não sei se estou à altura. Deus o abençoe e seja bem vindo aqui neste blog. Seu conservo ídem. Abs.

    ResponderExcluir