segunda-feira, 5 de março de 2012

Como continuarmos nossa carreira guardando a fé


II Timóteo 4.6-8

Precisamos constantemente de incentivos para continuar nossa carreira cristã. É por esta razão que o Senhor dia a dia nos motiva a contemplar uma faceta nova dessa nossa carreira, nos ensinando coisas novas e revitalizando nossa esperança.

Nesta noite eu gostaria de falar a respeito de nossa capacidade de nos cansar e de como Deus nos levanta para recebermos um novo fôlego para que possamos continuar. Por esta razão eu gostaria de propor o seguinte título: “Como continuarmos nossa carreira guardando a fé”.

Em nosso texto o apóstolo Paulo está recomendando ao seu filho Timóteo à maneira de proceder como pastor em uma igreja, no caso aqui na igreja de Éfeso. Essa é a segunda carta que Paulo escreve tendo como destinatário Timóteo. Ela contém uma saudação (1.1-2), ações de graças (1.3-5), recomendações à firmeza no trabalho (1.6-14), Paulo queixando-se de alguns colaboradores seus (1.15-18), recomendações à perseverança (2.1-13), o dever de se portar como mestre (2.14-26), anúncios proféticos (3.1-9), a ênfase que deve ser dada a Palavra de Deus e os efeitos dela no ministério (3.10-17), a exortação à fidelidade na pregação (4.1-5), o anúncio de Paulo no que concerne ao seu martírio (4.6-8), a queixa de Paulo quanto ao seu abandono por todos os que lhe seguiam (4.9-18) e por fim suas saudações finais (4.19-22).

No presente texto, Paulo está nos mostrando como, mesmo velho (Fl.1.9), que não havia perdido o cuidado e o zelo pela causa de Cristo. Observemos o que ele quer nos dizer nesta noite:

Estamos próximos da prestação de contas com o Senhor (v.6)
Paulo prevê seu martírio, anunciando que estava mui próximo a sua entrega. Essa seria de uma forma sacrificial, como aroma suave ao Senhor, esta expressão encontra eco nas ofertas votivas do Antigo Testamento quando Deus aceitava o sacrifício. Paulo identifica seu ministério dessa forma, na certeza do que vez para Deus.
Nossa vida – Podemos dizer como apóstolo que nossa entrega a Cristo assemelha-se a uma oferta agradável ao Senhor?
Como prestaremos contas a Deus? – Qual é a forma que pretendemos comparecer diante do reto juiz? Uma vida frouxa e acovardada não nos fará ter uma identificação com essas solenes palavras.

Precisamos guardar a fé até o fim (v.7)
Paulo tinha certeza de que como bom soldado de Cristo ele tinha cumprido sua missão. A ordem foi dada e ele levou a termo. Mesmo depois de se encontrar com seu Capitão foi capaz de afirmar que tinha guardado a fé e completado sua carreira, como um valoroso guerreiro da causa de Cristo.
Estamos em guerra – Estamos alistados em uma guerra que tem feito baixas tremendas, onde homens e mulheres têm sido espezinhados pelo pecado, pelo mundo e por satanás. Porque nos comportamos como se isso não fosse conosco?
Completar a carreira – Ele se coloca aqui como um veterano de guerra. Ele olha para trás e vê o seu rastro histórico de lutas e conflitos que foram vencidos. O cristão maduro também faz o mesmo, não tem tempo para lamúrias e lágrimas desnecessárias, ele está fito em seu prêmio.
Guardei a fé – Isso não implica tão somente em morrer na igreja. Mas em manter sua consciência, na fala de Lutero, “cativa a Palavra de Deus”. Faz parte de uma consciência que jamais se inclinou a aceitar as fantasias atrativas do mundo, mas que, prementemente buscou o Senhor em Sua Palavra e encontrou.

Ao concluir a obra receberemos nossa coroa (v.8)
Paulo está certo nessas palavras que sua obra não foi em vão. Quantos de nós podemos dizer o mesmo? Poucos. Pois nossos maiores empreendimentos estão ligados a coisas corruptíveis. Vejamos o que ele diz:
A sua coroa está guardada – O crente deve morrer com esta esperança. O vale da sombra e da morte (Sl.23.4) para o crente não é um vale amargoso. Mas a grata esperança de que Cristo lhe encontrará do outro lado do rio. Ele o espera com uma coroa de justiça que é o presente de todos aqueles que são vitoriosos nesta vida.
O reto Juiz – O mesmo Senhor que justificou a vida de Paulo é o mesmo que lhe confiará esta vitória. É o mesmo que aprova e desaprova nossa vida. Juiz que não pode errar se vender ou revogar a Sua Lei. É esse que nos espera neste grande dia.
O amor pela vinda de Cristo – Isso faz toda a diferença. Apenas aqueles que amam esse dia receberão essa coroa. Os amantes desse século, como Demas (II Tm.4.10), não podem se alegrar no dia da vinda do Senhor. Esses não podem ter parte naquele dia, mas apenas aqueles que amam a Sua vinda.

O desânimo não pode imperar em nossa vida por grande tempo. Precisamos desempenhar valorosamente nossa carreira. Precisamos manter a fé, pois, o Justo Juiz nos aguarda. Ao entrarmos nessa guerra não podemos fazer parte das baixas que acometem aqueles que ficam pelo caminho. Amamos a vinda do Senhor e isso não nos faz amar o presente século. A obra que nos foi confiada depende da nossa saúde espiritual e de nosso vigor neste empreendimento. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário