sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Obstáculos da fé cristã


Grandes obstáculos são interpostos quando fazemos algo para Cristo e Sua obra. Gostaria de listá-los e refletir sobre os mesmos para que possamos chegar a uma concepção daquilo que nos aguarda e que nos fará evitá-los e nos preparar, consequentemente, para os mesmos.

Nós mesmos. Este primeiro inimigo, talvez seja um dos mais fortes que temos que enfrentar. E quando penso nisso, penso em nossas fraquezas pessoais, nossos recalques, nossa timidez e apatias. Somos um grande obstáculo à obra de Cristo, mas o mais intrigante é que Deus deseja nos usar assim mesmo. A obra sobrenatural do Espírito de Deus nos faz audazes, desrespeitosos dos nossos próprios limites, bem como, nos faz contrapor nossas idiossincrasias pessoais. Penso que apesar de nós, Deus nos usa. Não queremos e muitas vezes, nem pensamos em ser usados, mas pela providência e agência interna do Santo Espírito, em nossa natureza corrupta, somos inclinados ao trabalho, sendo tratados para um fim específico.
Constantemente somos desafiados a sair do nosso quarto escuro e irmos para a luz de Cristo, constantemente estamos vencendo nossos medos, nossas desculpas, nossos recalques, simplesmente porque Deus se agrada de usar vasos como nós, de barro, que apesar da fragilidade, são transformados em vasos de honra, para o cumprimento desta causa, que é maior do que nós.

O mundo. Outro grande obstáculo para a obra de Deus é o mundo. Este conceito que nada tem a ver com a questão da criação em si, ou ao físico, mas tem a ver com a amálgama de conceitos, concepções e orientações, decorrentes do pecado original. O mundo repele o Evangelho e o tem como alheio às suas próprias “doutrinas” alienantes. O Evangelho, portanto, é uma ruptura flagrante contra o mundo, é ir de encontro às normas impostas, onde satanás é o cérebro desse sistema que aliena mentes que lhe são cativas. O mundo e sua doutrinação obstaculiza qualquer centelha do Reino trazido por Cristo. Podemos dizer então, que suas forças trabalham no sentido trazer conceitos alienantes e escravizantes. No conceito libertador e transformador do Evangelho tais circunstâncias são grandemente contraditórias, forçando este mundo a uma transformação, quem nem sempre acontece em sua plenitude. Pois visto que a libertação da escravidão ao mundo acontecesse de forma pessoal e não global, esse pode ainda ser conduzido a uma mudança perceptível, por conceitos do Reino, mas que também observará os sintomas de uma queda que afeta toda a criação.

Satanás. Este ser, contraditório, que tem sua origem em período sobre humano, criado juntamente com os anjos eleitos, que se contrapôs a Deus no início, é o mesmo que concorre para destruir as obras divinas. Ainda que saiba de sua ruína, que há muito já foi declarada e ratificada na eternidade, apressa-se em suplantar os intentos redentivos do Senhor. Tal ser, pela influência dos obstáculos anteriores, nós e o mundo, atua em mentes, tentando-as para que se afastem do caminho da verdade. Quanto ao que faz em nós mesmos, tenta-nos com pecados mal resolvidos, como temores vacilantes, com a ignorância às questões do Reino e por tantas outras sutilezas. Quanto ao mundo escraviza aqueles que lhes pertencem exercendo grande influência no intuito de perverter a fé dos eleitos, ou pelo menos paralisá-la. Quanto a isso poderíamos ainda citar a forma como muitos daqueles que estão envolvidos na promoção do Reino, ainda são conduzidos por ele a fomentar a ruína da igreja, promovendo disputas e discórdias, paralisantes ao corpo de Cristo.

Os maiores obstáculos à obra de Cristo não são, de forma alguma, intransponíveis. São sim, perfeitamente sujeitos a um propósito eterno, que vencerá todas as circunstâncias adversas. Na realidade, os obstáculos são só grandes aos nossos olhos, que por esta razão se acovardam e titubeiam frente aos mesmos, mas não estamos vivendo uma fé temerosa, nem vacilante, mas uma fé viva e triunfante, mesmo que por muitas vezes pareçamos perder. No entanto, não perdemos definitivamente, mas momentaneamente. Deus sempre tem nos chamado à vitória, que por meio de Cristo, tornou-se inevitável. O que nos resta é levantar as nossas cabeças e vermos o santo caminho que nos é destinado e Deus estará nos fortalecendo contra todos os nossos inimigos, que também lhe são adversários próprios. Obstáculos são para serem vencidos e nossa fé exaltada. Louvado seja Deus, por tão grande esperança.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário