domingo, 19 de dezembro de 2010

O primeiro natal, anjos e pastores louvam ao Senhor


Lucas 2.8-20

INTRODUÇÃO: Neste domingo acho justo fazer uma menção a maior festa da cristandade, o Natal. Festa esta que tem recebido duramente críticas quanto a sua essência e aplicabilidade, bem como ao fato de ser acusada de conter elementos pagãos, principalmente na festa produzida pelo comércio que não obedece aos princípios divinos.
Desta feita estaremos retornando ao primeiro natal. A noite do nascimento do menino Deus e observando os fatos relativos que envolvem aquela noite. Para tanto, sugiro um título: “O primeiro natal, anjos e pastores louvam ao Senhor”.
Vejamos as características da comemoração dessa noite, o primeiro natal, observemos o que esse texto nos ensina:

I- Uma celebração compartilhada (vv. 8-12)
Duas espécies de seres são colocados aqui como personagens que se congratulam no nascimento do Salvador, anjos e homens. A celebração do primeiro natal não ficou apenas no céu, mas foi compartilhado com a humanidade, vejamos como:
a)    Objetivava os homens (vv.8-10) – Como fica claro no verso 10 a alegria dos anjos tencionava alcançar os homens, alvo do amor redentivo do Pai.
b)   A encarnação (vv. 11-12) – Ali os pastores encontrariam uma das maiores maravilhas de Deus, a encarnação no Filho. O Todo poderoso Deus estaria ali, humildemente entre fraudas e amor familiar.

II- Uma celebração de Louvor (vv. 13-14)
Aqui realçamos o louvor dos anjos, levando em consideração:
a)    Glória nas maiores alturas (v. 14) – Os mais excelentes lugares celestiais estavam em festa. Não havia um centímetro que não irradiasse a luz desta alegria gloriosa, o céu estava em festas.
b)   Paz na terra aos homens bem quistos de Deus – Outra questão enfatizada é que o alvo desta tão grande salvação eram os homens, não os homens de bem, como divulga um hino, mas aqueles que “Ele” quer bem, ou seja, os seus eleitos amados. Ele, o Senhor, foi enviado para a alegria deles e para a paz  deles com Deus.

III- Uma celebração para os homens (vv. 16-20)
A partir daqui, vemos como os homens, representados pelos pastores, também ficam contagiados. Observemos o que acontece:
a)    A visita (v.16) – Eles resolvem visitar o menino e o encontram com seus pais.
b)   A proclamação das novas aos pais (v.17-18) – Imediatamente eles contam o que tinham visto e aquilo que se tinha dito a respeito do menino.
c)    A posição de Maria (v. 19) – Maria guardava estas questões em seu coração, demonstrando a suspeita de Maria de que aquele menino era mais que especial.
d)   O júbilo dos pastores (v. 20) – Ao saírem dali, todos estavam jubilosos de terem presenciado tamanho acontecimento. Não somente isso, ele glorificavam a Deus, fazendo com que neste natal, Deus fosse adorado pelos homens.

Conclusão: Nesta noite, antes da data mais celebrada da cristandade, gostaria de enfatizar a importância desse acontecimento. Não foi algo desprezível, visto que no propósito de Deus anjos e homens celebram juntos. Hoje, certamente é da vontade de Deus que nos alegremos, pois celebramos o início do Reino de paz que foi trazido por Cristo. É nosso dever nos alegrar nestes dias. Celebre o natal como anjos e com todos os homens que “Ele” quer bem.




Soli Deo Gloria!





Nenhum comentário:

Postar um comentário