sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O ano novo e nossas expectativas

Quem já viveu um pouco mais sabe que todo ano novo é a mesma coisa, nos reunimos nas igrejas e com os amigos e familiares para fazer um balanço daquilo que foi o ano que se finda e para desejarmos dias melhores no ano nascente. Diante de uma prática tão comum hoje em dia, gostaria de tecer alguns comentários.
É natural que tenhamos o desejo de que tudo vá bem em nossa vida. Na realidade quando planejamos o futuro quase nunca contamos com dias difíceis. Mas apesar de não serem previstos, eles sempre virão. Claro que isto nada tem a ver com pessimismo, mas com um realismo daqueles que podem fazer uma leitura correta dos seus dias, logo não podemos esperar apenas dias fáceis no ano que vem, mas também dias difíceis. É de fato bom que pensemos assim, pois agindo assim poderemos ver os efeitos pedagógicos dos dias difíceis, pois nos farão aprender mais da dependência de Deus e nos fortalecerá para outros tantos dias difíceis que nos aguardam em nossa vida.
Outra prática bem comum é procurarmos esquecer aquilo que foi ruim no ano que passou. Julgamos os anos como bons ou ruins baseado naquilo que passamos. Creio que todos os anos são períodos distintos de nossa vida e que por esta razão, nada tem a ver com ano ruim ou bom, mas períodos onde Deus quis nos ensinar algo. Evidentemente isso tem a ver com uma visão cristã, visto que o mundo geralmente procura esquecer os fracassos e espera não repití-los no outro ano. Só que se não fracassarmos naquilo que fizemos no ano anterior poderemos fracasar em outras áreas, talvez até com muito maior estrago. Esquecer os fracasos não é bom, visto que eles também tem efeito pedagógico para o nosso crescimento. Digamos que é de fracasos que evitamos certas posturas danosas que não serão mais repetidas no futuro.
Outra questão muito corrente é o desejo por alegria, paz e felicidades, que geralmente nutrimos para com familiares e amigos, além de para nós mesmos. É natural que assim pensemos, porque desejamos o bem para aqueles que amamos. Eles, tanto quanto nós, também viverão dias difíceis no ano seguinte, podemos até imaginar que alguns de nossos amados não estarão mais conosco na mesma data no ano que vem, visto que somos sujeitos à morte. Mas em nossa condição otimista, também não pensamos nisso. É por isso que devemos aproveitar cada dia em que estamos ao lado de quem amamos e não fazer planos a longo prazo, com relação ao nosso convívio com os amados, pois isso pode ser algo que não aconteça.
Quanto a fazer planos para emagrecer, para estudar mais e assim por diante, isso não é algo que se espera fazer apenas no outro ano, pois o outro ano é apenas outro dia vivido no futuro. Se quisermos realmente colocar os nossos planos em ação façamos agora, este é o momento mais adequado, sem dúvida alguma.
Concluo dizendo que também desejo o melhor para todos os que leêm o nosso blog, mas também desejo que o ano que vem, venha repleto de realizações espirituais, sejam elas vivenciadas de forma boa ou ruim, pois o crente fiel deve estar preparado para dias ruins ou bons. Acredito que Deus nos concederá compartilhar de mais reflexões, pois enquanto estivermos peregrinos por aqui temos que refletir sobre a fé, portanto, Evangelismo e Reforma glorifica a Deus por esse nosso primeiro ano de Blog, desejando a todos as mais ricas bênçãos divinas, do modo divino, na calamidade ou na alegria. Feliz ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário