sábado, 22 de janeiro de 2011

O sentimento sincero sobre a Igreja de Cristo


Atos 20. 17-35

INTRODUÇÃO: Gostaria antes de partir para o nosso próximo campo em Trindade, trazer as palavras de despedida de um apóstolo a sua igreja em Éfeso, sei que o contexto e algumas questões espirituais nos são diferentes hoje, mas as verdades abordadas neste texto nos são também atuais.
Não me julgo no nível deste sacro apóstolo, mas entendo sua tristeza e sua preocupação com a igreja de Cristo, por isso gostaria de refletir sobre o seguinte tema: “O sentimento sincero sobre a Igreja de Cristo”.
Sentimento este que me envolve nesta noite, observemos quais são os sentimentos que devemos nutrir por ela para a nossa meditação:

I- Sentimento de constrangimento pelas tribulações (vv.17-24)
Paulo sabia do que lhe esperava, conforme o verso 22. Observemos o que ele diz aos presbíteros na sua palavra de despedida:
a)   A motivação (vv.17-18) – Era um alerta a estes homens que dariam continuidade ao serviço. Baseado na sua própria vida ele ilustra qual deveria ser o comportamento deles.
b)   O padrão exigido (v.19) – Paulo não menciona as vitórias, não que elas não existam, mas os angustiantes momentos e circunstâncias sofridas pelo evangelho. Talvez porque não tinha intenção de que a fé se apoiasse em promessas humanas.
c)    O trabalho (vv. 20-21) – Ele fala como deve ser o nosso ministério, o ensino público de casa em casa, visto que era dessa maneira que se reunia a igreja, mas algo que devemos buscar ainda hoje mesmo com templos.
d)   As tribulações prometidas (vv.22-23) – Paulo tinha sido alertado pelo Espírito Santo, que não somente era a última vez que estava perante eles, mas que o Senhor lhe reservava o martírio em Jerusalém, fato que acontece apenas em Roma posteriormente.
e)    A visão de vida (v.24) – Ela não é preciosa quando se tem um objetivo maior, Paulo via sua carreira em Cristo maior do que a vida e nesse caso quase completa, carreira que não era outra coisa que não o anúncio de Cristo.
II- Sentimento de dever cumprido (25-28)
Esse sentimento guarda as seguintes características:
a)   O dever cumprido (vv. 25-26) – Paulo usa um hebraísmo para mostrar o que já tinha feito pelos presbíteros (v.26). Após anunciar a Cristo, por meio da vida e da pregação ele já não tinha mais o que fazer, a não ser saber do seu dever.
b)   O desígnio de Deus (v.27) – No entendimento dos pais reformados significa todas as verdades divinas, que em nosso caso significa toda a Palavra de Deus.
c)    O pastoreio (v.28) – Paulo relaciona ao ministério duas importantes temáticas, o cuidado do pastor consigo mesmo e o cuidado com a igreja, que pertence a Deus e foi comprada com o sangue de Cristo.

III- Sentimento de alerta (29-30)
a)   Os lobos (v.29) – Estes são os inimigos da cruz que estarão dentro da igreja. Paulo anuncia que eles não pouparão o rebanho.
b)   Homens pérfidos (v.30) – Estes sairão dos discípulos e falarão heresias destruidoras, tendo como objetivo desviar a muitos.

IV- Sentimento de admoestação (31-35)
a)   A admoestação com lágrimas (v. 31) – Foi o procedimento de alguém totalmente comprometido com a seriedade da Palavra.
b)   A entrega (v.32) – Paulo entrega os presbíteros a Deus e à Palavra da Sua graça, confiando que firmado nisso eles serão edificados, preparando-os para a herança dos santos.
c)    O exemplo e as intenções (v.33-34) – Como servos de Cristo, estes não podiam cumprir o ministério visando à riqueza, visto que o exemplo de Paulo foi trabalhar com as próprias mãos.
d)   A caridade e o ensino de Cristo (v.35) – Em um texto que não aparece nos evangelhos, Paulo mostra que Cristo pretende nos inculcar a abnegação, dando ao invés de receber. Fazendo isso estaremos ajudando aqueles que realmente precisam.

Conclusão: Os anos que passei aqui foram de grande valia para mim e creio que para todos que conviveram conosco. Espero ter chegado perto daquilo que foi abordado nestas palavras. Rogando a Deus que continue abençoando essa igreja a prosseguir pelo caminho de Cristo, auxiliado por ele, firmados em Sua Palavra. Deus vos abençoe, amém.


2 comentários:

  1. Meu querido gostei muito do Evangelismo e Reforma, estou muito feliz também pelo seu novo campo, Deus te abençoe nesta nova etapa do seu ministério juntamente com sua família, abraço fraterno.

    Seu amigo,

    Eliomário Rocha

    ResponderExcluir
  2. Caro Eliomário é uma imensa satisfação saber que você gostou do blog. Agradeço pelos votos, tenho certeza de que precisarei das orações. Seu amigo Fabiano.

    ResponderExcluir