sábado, 12 de fevereiro de 2011

A FALTA DE NECESSIDADE DA TELEVISÃO

Acabo de fazer uma mudança e sem premeditação alguma estamos sem televisão, ou para ser mais claro, não estamos assistindo porque não instalei ainda a parabólica, pois vivendo no sertão nordestino, sem este tipo de equipamento não podemos assistir a programação regular da televisão aberta.

Estive lendo alguns comentários em blogs e sites que falam de notícias e me deparei com a repulsa, quase generalizada do BBB 11 (Big Brother Brasil 11) da Rede Globo de Televisão. Fala-se sobre a conduta dos participantes, de como se conseguiu ajuntar um grupo variado de pessoas que estão dispostas a tudo para ganhar uma quantia de 1,5 milhões de reais. Não tenho assistido a tal programa e confesso que assisti a edição anterior, muito menos polêmica do que a atual, mas não apenas quanto a este programa, mas quanto aos demais, acredito que são totalmente desnecessários e do ponto de vista cristão, são flagrantemente repudiados pelo ensinamento da Escritura Sagrada.

Não sou legalista, não defendo o desligamento da televisão de forma permanente, tendo em vista a conquista de um nível espiritual maior ou coisa assim, apenas acho que deveríamos considerar as nossas posturas em um mundo “descristializando-se”, ou seja, paganizando-se. Muitas vezes somos informados que a programação oferecida pela maioria das redes de televisão brasileira é um verdadeiro lixo, mas quantos estão realmente com total controle sobre o seu controle remoto? Paulo diz em Romanos 2.1 “Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, a quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias cousas que condenas.” Do ponto de vista do apóstolo, não devemos favorecer tais programas com nossa audiência, mas de forma contrária, devemos nos opor e tê-los como flagrantemente contrários a Palavra de Deus.

Não somente o programa mencionado, portanto, é digno de tal postura por aquele que se coloca como servo de Cristo, mas também tantos outros, que tanto quanto o fato mencionado antes, podem igualmente ser rotulados na categoria ‘trash’ (lixo) da televisão brasileira. Não é preciso procurar muito é só usar esta maravilha chamado controle remoto que temos em nossas mãos para ver isso. Programas dominicais, são extremamente apelativos quanto a questão sexual é só observar o homem do Baú, Silvio Santos e suas bailarinas, além de suas piadas de duplo sentido. Observe também o Faustão e bailarinas e principalmente o Gugu. Fico imaginando nós como crentes, antes de irmos para os cultos dominicais e o tipo de absorvência que se pode faze com estes programas, antes mesmo de entrarmos na presença de Deus na adoração coletiva.

Não quero aqui passar uma imagem impecável, sei que também tenho falhas, mas será que nossa postura, naquilo que a Bíblia chama de concupiscência não tem estado fragilizada nestes dias? Não sinto falta da televisão e ainda acho que vou instalá-la mais na frente, mas que bom seria se nós perdêssemos menos tempo na sua frente e que passássemos mais tempo na presença de Deus. Ajudando na obra, lendo um livro edificante, a própria Bíblia, ouvindo sermões ou fazendo qualquer outra trabalho produtivo, ao invés de nos deixarmos levar por coisas tão degradantes. Gostaria apenas de terminar com a seguinte impressão; “Quão desnecessária é a televisão para aqueles que querem agradar a Deus” e quão mais edificante é deixá-la desligada para servirmos melhor a Deus. Ah, gostaria de sugerir também um vídeo, acesse é também muito instrutivo para aqueles que querem considerar esta realidade. 
http://youtu.be/YBcv0h30X8c

Nenhum comentário:

Postar um comentário