sábado, 5 de fevereiro de 2011

Igreja Presbiteriana de Trindade-PE

Este ano, após 2 anos na cidade de Ouricuri, a frente do trabalho presbiteriano daquela cidade, fomos designados pelo Presbitério de Petrolina no ano de 2011 para o Campo Presbiteriano de Trindade. O campo Presbiteriano de Trindade pertence aos campos em parceria com a Junta de Missões Nacionais-IPB e presbitério de Petrolina na região Araripe. O trabalho tem aproximadamente 15 anos, digo aproximadamente, pois não existe registros históricos do início do trabalho. É um dos campos mais antigos da região, senão é o mais antigo. A congregação tem aproximadamente 15 pessoas, entre membros e congregados e um grande desafio, a construção do seu templo para este ano de 2011. O terreno para construção fica em uma área próspera da cidade de Trindade, próximo a nova agência do INSS e conta com dimensões de 10x30 mt2

O campo, apesar de pequeno, numericamente é hoje um dos mais entusiastas do presbitério de Petrolina, que nutre uma grande expectativa para o estabelecimento da futura igreja. Cheguei a esta cidade no dia 26 de janeiro e tivemos algumas impressões a respeito da cidade. Gostaria de compartilhar, pontuando e comentando cada uma delas.

1. A receptividade das pessoas do lugar - Observei que os habitantes são bem mais dispostos a relacionamentos do que os demais campos que tivemos experiência anteriormente. Isso nos favorece, principalmente quanto ao evangelismo, ponto que queremos fortalecer no campo.

2. Problemas sociais - Observei uma série de dificuldades estruturais na cidade. As mais notórias são a infra-estrutura, no que tange as vias públicas, que estão bastante degradadas. Penso que é decorrente do grande fluxo de caminhões que transitam pelas vias, afundando as mesmas e tornando a locomoção na cidade um grande desafio para quem está de carro pequeno. Outra questão preocupante é o atendimento no hospital da cidade. Fiquei sabendo que os atendimentos de casos mais graves são enviados para as cidades mais próximas como Ouricuri e Araripina. Trindade me parece também muito carente, o perfil social da cidade demonstra isso em sua periferia. Isso nos desafia para trabalhos sociais nesta parcela da população.

3. A vida da cidade - A cidade de Trindade tem uma grande mazela com sua juventude. Por ser uma cidade que atrai muitos caminhoneiros de todo o país, é alto o nível de prostituição infantil. É possível ver nas noites da cidade, muitas crianças e jovens meninas procurando estes caminhoneiros para se venderem em troca de dinheiro. Outra questão que é de difícil adaptação é o barulho ensurdecedor dos auto falantes dos carros particulares dos habitantes do lugar. Barulho este que não respeita hora nem lugar. É possível ouví-los em todos os lugares e principalmente nos finais de semana. Com certeza não existe fiscalização quanto a isso e somos obrigados a "curtir" o som dos outros, mesmo que não queiramos.

4. Boas Perspectivas - Trindade é uma cidade de pouco mais de 26.000 habitantes, o que a qualifica como uma cidade pequena, mas que tem um grande potencial a ser aproveitado. Estando na região brasileira mais produtora de Gipsita, pedra que dá origem ao gesso, tem muitas fábricas e um comércio relativamente atrativo, o que faz com que pessoas de toda a região e de outras, procurem a cidade por suas oportunidades. O trabalho presbiteriano neste lugar percebe as grandes perspectivas que lhe são dadas e procura desenvolver-se apesar das dificuldades existentes. Entendendo que temos amplas condições de desenvolvimento, apesar de percebermos uma predominância religiosa bastante influente no contexto místico do lugar.

Conclamo aos leitores de Evangelismo e Reforma a conhecerem um pouco mais de nossa atuação na cidade de Trindade-PE, podendo nos acompanhar atráves das informações fornecidas e nos procurar também para se tornar parceiros desta obra. Acredito que esta é a hora de desenvolvermos nossa igreja nesta região e começando por Trindade, almejamos fortalecer o presbiterianismo em toda a região do Araripe. Ore, contribua e conheça nosso trabalho, toda ajuda é bem vinda. Estamos esperando seu contato.
Endereço: Rua Marechal Castelo Branco, nº114, Centro, CEP 56250-000 Trindade-PE (Próximo a saída para a cidade de Ipubí). Contato CEL. TIM (87)9611-6857
E.mail: fabianocfw@yahoo.com.br
Conta Corrente:35.751-Dig. 0; Agência 0963-Dig 6
Banco do Brasil

3 comentários:

  1. Creio, apesar das impressões menciondas, que a maior carência, assim como em qualquer cidade é do corações transformados e rendido ao Deus eterno. Deus nos faça ser instrumento para levar alguns ao conhecimento de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Conte conosco Rev. Fabiano! Além das nossas orações, estamos prontos a ajudar o irmão a desenvolver o trabalho nesta cidade.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pr. Linhares. Tenho certeza do apoio e estima do amado irmão. Deus te abençoe e te fortaleça.

    ResponderExcluir