domingo, 1 de maio de 2011

Bem aventurados cidadãos do Reino

Mateus 5.1-12

Esta noite estaremos começando uma série de mensagens sobre o mais importante sermão já pregado, o sermão do monte. Este é o mais extenso sermão narrado na Bíblia que fez o nosso Senhor Jesus Cristo (caps.5-7 de Mateus). Ele é valioso e contundente, revelando boa parte do ensinamento do Senhor. Acho que precisamos resgatar este ensinamento, visto que muitos daqueles que hoje se nomeiam cristãos estão perdendo o foco, o referencial daquilo que de fato é a nossa fé.

Convido por essa razão a todos a considerarem o seguinte título: “Bem aventurados cidadãos do Reino”. Antes de começar, gostaria de explicar o título. O termo grego para bem aventurado é o mesmo que feliz, afortunado, logo os que vivem sob o reino são homens e mulheres felizes. Quanto ao fato de sermos cidadãos é que este é o interesse do sermão do monte, mostrar nossa nova forma de vida em Cristo e no Reino Eterno.

Dito isso, convoco os queridos a entenderem comigo o significa sermos bem aventurados cidadãos do reino, vejamos isso de algumas formas, considerando as quatro primeiras bem-aventuranças:

I- Bem aventurados os humildes de espírito (v.3)
O que não significa – Não é um elogio a pobreza, não se consegue vantagens espirituais pelo simples fato de ser pobre ou rico. Também não são aqueles que se humilham perante os homens, para parecerem coitadinhos.
O que significa – Aquele que conseguiu adequar sua visão de si mesmo ao que a bíblia ensina sobre nós. É um homem que deixou de se auto-adular, que deixou sua arrogância, e se vê despido perante Deus, totalmente dependente de Deus e não de si mesmo. É alguém que pode dizer como Paulo “desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rm 7.24). Se viu como pecador sem virtudes e correu para Cristo.
Recompensa – Estes que forem considerados humildes de espírito terão a posse do Reino Eterno. Estarão para sempre com Deus, como súditos desse reino inabalável.

II- Bem aventurados os que choram (v.4)
O que não significa – Esta declaração parece um paradoxo, “felizes os que choram”, algo difícil de entender se não compreendemos exatamente o texto sagrado. Não está falando da melancolia ou de uma fraqueza emocional que não consiga conter o choro. Estas bem aventuranças estão traçando um perfil do homem segundo Deus, que vive diferente do mundo, não percamos isso de vista.
O que significa – O Senhor ao falar estas palavras tencionava nos mostrar que precisamos aprender a chorar por nossos pecados, pelas desventuras do mundo e pela iniqüidade reinante, tanto em nos mesmos, quanto no mundo sem Deus. Antes de aprendermos a sermos cheios do Espírito, precisamos aprender a chorar, compreendendo realmente o que o pecado significa.
Recompensa – Serão consolados. Que consolo pode ser maior do que o perdão dos nossos pecados. Não apenas deixamos de considerar o mesmo, pois ele ainda continua sendo horrendo e vil, mas saber que nosso Salvador expiou os mesmos e hoje somos consolados por Seu imenso amor.

III- Bem aventurados os mansos (v.5)
O que não significa – Não é pacifismo, ou se opor a guerra. Nem tão pouco, evitar contendas. Claro que não se pode imaginar um cristão que viva a contender. Só que há situações que não podemos evitar o conflito (Rm. 12.18), e é melhor que não sejamos nós aqueles que começam.
O que significa – Esta é também um fruto do Espírito (Gl 5.22). Logo é intrinsecamente espiritual. É a virtude de uma alma semelhante ao Senhor Jesus perante seus acusadores (Is. 53.7 e At. 8.32). É ser destituído de ira, mas sereno até mesmo em momentos difíceis de manter a calma.
Recompensa – Herdarão a terra. A solene promessa a aqueles que tiverem estas características espirituais e que eles terão sobre si o encargo de conduzir o mundo redimido. Terão posse da nova terra reconstruída pelo Senhor.

IV- Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça (v.6)
O que não significa – Não é a busca por sua própria justiça, nem tão pouco a militância em causas políticas. Essa militância pode ocorrer se empreendermos os meios lícitos e justos fundamentados na Palavra. Esta é também uma virtude espiritual, algo que o descrente não pode produzir.
O que significa – É a busca da justiça em prol do Reino, bem como no interesse de outrem. É a ausência do interesse próprio, o desejo de saciar a si mesmo e o mundo naquilo que é estabelecido na Palavra de Deus. É o “não se conformar com este século” (Rm.12.2). É o “não se alegrar com a injustiça, mas o regozijar-se com a verdade” (1 Co 13.6). É, por fim, a promoção da verdade num mundo de mentiras e desigualdades.
Recompensa – Serão fartos. Eles terão uma recompensa que os satisfará totalmente. O próprio Deus estará nesta causa, eles estarão lutando as lutas de Deus em prol da verdade, por esta razão serão fartos da justiça do Senhor.

Estas primeiras quatro bem aventuranças nos mostram que apenas Deus pode compelir o homem a manifestar estas características. Que estas são muitas vezes mal compreendidas e tidas como um código de regras que qualquer um pode fazer. A verdade é que apenas os cidadãos do Reino podem manifestá-las.E que devemos primar pela humildade de espírito, no sentido de sermos destituídos de nós mesmos, chorar por nossos pecados e sermos confortados no Salvador, sermos mansos, semelhante ao Senhor, e por fim termos fome e sede de justiça, a justiça de Deus e Sua verdade. Precisamos aprender muito mais ainda e faremos bem se buscarmos esse entendimento. Deus nos faça bem aventurados para a Sua glória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário