segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Lei de Deus e o ensinamento do Senhor Jesus Cristo

Mateus 5.17-20

INTRODUÇÃO: No último domingo consideramos o fato do crente no Senhor ser sal e luz nesse mundo, de modo que esta é a postura daquele que é bem aventurado. Na continuação da nossa exposição, esta noite, veremos como é necessário mantermos o foco em uma vida mais ilibada por meio do Evangelho, vendo que o Senhor não revogou a Lei, mas a cumpriu e a exaltou.
Para tanto, vejamos um título: “A Lei de Deus e o ensinamento do Senhor Jesus Cristo”. Parece estranho fazermos um confronto entre estas verdades, uma vez que muitos o têm como sinônimo, mas é justamente isso que veremos esta noite e eu convido a todos a refletirmos em três verdades a este respeito. São elas:

I- O cumprimento da Lei (vv.17-18)
A Lei de Deus é um código moral estabelecido pelo Senhor. É uma constituição do povo eleito e sua entrega foi feita no Sinai. O Senhor Jesus tinha consciência das implicações que adviriam de Seu ensinamento, por isso fala em termos comparativos. Vejamos o que Ele nos diz.
a)   Ele não revoga a Lei – Os dons de Deus são irrevogáveis, de modo que Ele não pode dar algo a alguém e depois tomá-lo, se isso é verdade no que concerne aos dons o é também com a Sua própria Lei. Ele não faria uma Lei para revogá-la, pois seria como se Ele tivesse mudado de opinião acerca dela. O que foi retirado da Lei foram os rituais e cerimônia, mas não o princípio moral, pois estes são eternos.
b)   Ele cumpriu a Lei – Apenas Jesus pode dizer isso acerca de Si mesmo. Nenhum outro homem pode falar com propriedade que tem sido fiel a Deus em sua plenitude, pois todos nós falhamos em algum pormenor. Mas não o Senhor Jesus, apenas Ele cumpriu cabalmente cada exigência da Lei de Deus.

II- A violação e o ensino da Lei (v.19)
a)   A violação – Como foi dito anteriormente, é impossível que isso não aconteça, todos nós violamos e no ensinamento do Senhor sob a graça, observamos isso não nos descredencia a bênçãos, uma vez que Aquele que a cumpriu transfere seus méritos para nós. Só que talvez o Senhor queira apontar para os galardões que serão dados aos eleitos (1 Co 3.8). Este não perde a salvação, mas será mínimo no Reino dos céus.
b)   O ensinamento – Está se referindo a maneira como ensinamos o Evangelho. O Senhor está indicando que nem todos os ensinamentos errados serão punidos com a exclusão da salvação, mas que alguns deverão redundar em perdas, uma vez que instruiu mal o povo de Deus. É claro que aqui serão julgados os ensinamentos que não prejudicaram os eleitos, visto que aqueles ensinos considerados heréticos, que não fazem parte do Evangelho e que atingem um ponto fundamental da fé evangélica são ofensivos e podem fazer reprovar o fiel (Gl 5.2)
 
III- Excedendo a lei dos religiosos (v.20)
a)   A justiça dos escribas e fariseus ­– Esta estava relacionada ao tipo de vida pretendida por aqueles que sentavam na cadeira de Moisés. Estes eram homens religiosos que viviam conceitos exagerados da Lei, induzindo os homens a cumpri-la, mas que não estavam dispostos a converterem seus corações a Deus, mas unicamente buscarem seus próprios interesses (Mt 23.2-4).
b)   A forma superior de justiça cristã – Os cristãos são impedidos de manter um relacionamento hipócrita com Deus da mesma maneira que mantinham os escribas e fariseus. A forma de vida do homem eleito transpõe esta hipocrisia e redunda na adoração genuína e na observância da verdadeira Lei de Deus, sem fardos pesados, mas por meio da graça, elevando o padrão de justiça, exigido pelo Senhor.

Conclusão: Não fazemos separação entre o ensinamento da Lei e o ensino do Senhor Jesus Cristo. Apenas é feita uma releitura nesta mesma Lei e estabelecido princípios mais elevados. Estes são a forma de viver do crente. Forma de viver que o faz agradar o Senhor, sem hipocrisia e sem falsos ensinos, na certeza que nossa Lei, a do Evangelho nos supre muito mais ainda. Deus nos faça manifestar esta Lei por onde nós andarmos, amém.  

2 comentários:

  1. Olá Rev. Fabiano! Venho ministrando em nossa igreja (Igreja Presbiteriana de Salgado de São Félix), uma série de estudos sobre o Sermão do Monte. Na elaboração do 13º Estudo encontrei este estudo de vossa autoria. Gostei e vou voltar outras vezes em busca de subsídio. Estou seguindo seu blog.

    Os nossos estudos estão sendo publicados no meu blog: http://professorpadua.blogspot.com/

    Visite e nos abençoe!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pádua, pode ficar a vontade. Deus o abençoe nestas ministrações.

    ResponderExcluir