domingo, 24 de novembro de 2013

A igreja e Cristo


Efésios 1.15-23

Dois grandes assuntos estão sendo abordados por Paulo nessa pequena parte das Escrituras. Aqui vemos o apóstolo considerando a fidelidade da igreja de Éfeso, ao passo que menciona suas virtudes e serviços cristãos, bem como, adiciona a doutrina sobre Cristo, o Cabeça da igreja, aquele que com seu sangue conquistou um povo para si.

Hoje a noite veremos como essas duas doutrinas são preciosas para nós. A primeira nos ensinando a amar a igreja com o amor que o próprio Cristo amou e a segunda nos mostrando o significado da obra do Mediador, aquele que se sacrificou por esse povo, que lhe é mui amado.

Diante disso, proponho um título: “A igreja e Cristo”.

Observamos como, de maneira especial, o apóstolo continua a nos ensinar sobre essas doutrinas maravilhosas. Ele é hábil em nos conduzir a padrões elevados, de fato seu objetivo é nos levar a adoração, nos conduzir ao entendimento de que nada do que foi feito por Deus é desprezível ou desnecessário. Vejamos de que maneira podemos ser instruídos aqui:

I- O ensino de Paulo sobre a igreja (vv.15-19).
Não enfatizamos a igreja aqui por ordem de importância, isso é evidente, mas por causa da abordagem do apóstolo em sua ordem cronológica. Vejamos o que ele tem a nos dizer nesses versículos sobre a igreja:

A igreja é uma comunidade de amor (v.15) – A igreja não é meramente uma instituição. É claro que muitos desejariam que ela se ocupasse apenas dessas coisas, mas isso não é o objetivo do Senhor para ela. A igreja é vista como um lugar de auxílio mútuo, onde os cristãos não somente vivem uma relação social, mas se amam entre si. Paulo ouve que isso era comum em Éfeso e se alegra com essa notícia.

Uma igreja admirável (v.16) – Porque Paulo se refere de forma tão atenciosa a essa igreja? Porque tantos elogios? Essa igreja era admirável. Paulo ora em favor dela para que ela seja mantida nessa condição, exemplo para outros. Aqui também está em realce a função pastoral de oração pelos crentes.

Uma igreja Trinitária (v.17) – Aqui compartilho a ideia de Calvino e Hendriksen de que a palavra mencionada aqui como “Espírito” se refira ao Espírito Santo. Sendo assim, vemos a importância da igreja ter um relacionamento trinitário com o Senhor. Vemos a menção que o Pai do nosso Senhor Jesus é o “Pai da glória”, depois de vermos a filiação do próprio Jesus, e finalmente que o Espírito nos concede revelação e conhecimento. A igreja é uma comunidade trinitária.

A igreja precisa saber que é (v.18) – O apóstolo ora que o mesmo Espírito que revela e dá conhecimento é o mesmo que pode iluminar a igreja. Ele pode conduzir a igreja, a saber, questões importantes para sua vida. 1) A igreja precisa ser iluminada no coração; 2) Saber do seu chamamento; 3) E conhecer a riqueza de sua herança.

A igreja e o poder de Deus (v.19) – Finalizando, Paulo indica que existe muito poder em prol da igreja. O próprio TODO PODEROSO, está ao dispor desse povo. O poder despendido é segundo a eficácia da força do Seu poder, logo, essa igreja está segura e firme nas mãos daquele que pode todas as coisas.

II- O ensino de Paulo sobre Cristo (vv.20-23)
O poder que ressuscitou Cristo (v.20) – O mesmo poder que sustenta a igreja é o mesmo que ressuscitou Cristo. Aqui ele começa a nos fornecer informações sobre o Cabeça da igreja. Cristo está à destra de Deus em lugares celestiais. Essa é uma posição exaltada, que significa regência e primazia. Ao dizer que Cristo está à direita de Deus, ele nos ensina suprema importância da posição trinitária em referência a Cristo.

Mais da sua posição exaltada (v.21) – Quando ele diz que ele é acima de todo principado, potestade, poder e domínio, prefiro acompanhar Calvino quando diz que pouco se sabe sobre essas ordens. Que esses cargos possam se referir a seres angélicos isso é bem possível, mas tentar dizer o que uma ordem faz e a outra não, não é o nosso objetivo. Aqui simplesmente vemos Cristo acima de todos os anjos e isso nos basta. Em segundo lugar Ele é acima de todo nome, isso sem dúvida quer dizer qualquer nome. Não existe nenhum outro nome acima de Cristo (Atos 4.12).

Cristo acima de tudo e pertencente a igreja (v.22) – Outra posição exaltada aqui é a condição que Cristo ocupa frente às coisas criadas. Nada é semelhante a Ele em importância. Paulo ainda enfatiza que Cristo pertence à igreja e a igreja a Cristo. Deus deu Seu próprio Filho para a igreja, isso significa a substituição vicária, como também o bem maior que a igreja recebe a ter Cristo como seu. 

Cristo e a igreja (v.23) – Por fim, vemos aqui que Cristo é o Cabeça do corpo (igreja), sem Ele teríamos um monstro, uma deformação horripilante. Cristo é o responsável pela manutenção do corpo, enchendo a mesma de Suas ricas providências.

Que importantes doutrinas temos aqui. Que bela harmonia Deus estabeleceu em Seu propósito de unir Cristo e a igreja. Esses dois pontos são complementares entre si. É verdade que Cristo seria ainda exaltado se não tivesse a igreja, mas sem dúvida Seu nome é mais exaltado ainda quando Ele adorado por Seu próprio povo.


Pense no grande benefício que Deus te fez ao te dar Cristo como salvador. Lembre-se de sua condição caída e da necessidade que você tem de viver apenas para Cristo. Lembre-se da posição exaltada de nosso Mediador e veja como Ele enfrentou todas as coisas em nosso favor. Fazendo isso sinceramente veremos que nada deveria nos desestimular na igreja de Deus. Deus mesmo é que a mantém. Ele é o Senhor da igreja e conduzirá esse povo para o objetivo que Ele assim tenciona. Que Deus nos faça amar a igreja e muitas vezes mais, nos faça amar o nosso Salvador, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário