quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Os eleitos adotivamente predestinados

Desta feita estaremos nos dedicando a um estilo de pregação conhecido como Lectium Continua ou lições continuadas. Esse foi o estilo de pregação dos grandes reformadores, notadamente João Calvino que pregou seus sermões sempre de maneira a instruir a igreja versículo por versículo, de modo que, seus sermões até hoje são preservados em forma de livros. Faremos o mesmo com a graça de Deus, começando por essa carta tão importante, escrita pelo apóstolo Paulo.

A cidade de Éfeso era uma importante cidade da Ásia menor. Era um centro que englobava duas importantes culturas a ocidental e oriental. Dentre seus principais edifícios estavam o templo da deusa Diana. Essa deusa era exaltada como a fundadora da cidade de Éfeso e nas cercanias do templo existia a prática de permitir que os artífices fizessem seus nichos e imagens que eram vendidos para toda região. É precisamente esse cenário que Paulo encontra em Atos 19 durante a sua segunda viagem missionária. Paulo encontrou alguns discípulos de Cristo que ainda não tinham sido batizados pelo Espírito Santo (19.1-7) e deles estabeleceu uma igreja, também em Éfeso fez da escola de Tirano o primeiro seminário cristão, durante um período de dois anos (19.8-20). Nesse período muitos se converteram e queimaram seus livros de bruxaria (19.19-20). Também em Éfeso um certo ourives chamado Demétrio excitou um tumulto contra os cristãos, apelando para o passado idólatra da cidade (19.23-40). Paulo nessa confusão não falou a turba, mas alguns cristãos foram apanhados em seu lugar (Aristarco e Gaio), conforme ensina Atos 19.29. Depois desse incidente Paulo decide partir para a Macedônia (20.1).

Éfeso é a primeira cidade mencionada nas cartas enviadas pelo Senhor Jesus às igrejas da Ásia Menor (Ap. 2.1-7). A igreja nesse período é identificada como uma igreja perseverante e que punha a prova àqueles que se diziam apóstolos e não eram, provavelmente essa igreja ainda tinham uma ortodoxia forjada durante o período de ensino do apóstolo Paulo (v.2). Era uma igreja que guardava o nome de Cristo bravamente (v.3), mas já era uma igreja fragilizada e sem ânimo espiritual (v.4). O conselho de Cristo era que ela se levantasse de onde caiu e voltasse a praticar as suas primeiras obras (v.5).

Depois que conhecemos um pouco mais sobre sua história, proponho um título para a nossa meditação: “Os eleitos adotivamente predestinados”. Essa é a principal ideia nessa porção inicial. Para que sejamos orientados no ensino exarado, vejamos quais são os benefícios de sermos adotivamente predestinados, são eles:

Somos reputados como santos e fiéis (vv.1-2)
O apóstolo Paulo (v.1) – Provavelmente Paulo escreve essa carta quando estava preso em Roma, próximo do martírio. Essa carta então é fruto de uma vida de reflexão e entendimento do que é a igreja de Cristo.  Paulo saúda os efésios com um tratamento extremamente digno, chamando-os de santos. A razão de eles serem considerados assim é razão da fé em Cristo Jesus.
A saudação do apóstolo (v.2) – Paulo continua sua saudação explicitando que eles foram alcançados pela graça de Deus e que recebem por essa razão a paz que vem dele, nosso Pai e do Senhor Jesus.

Somos alvo da bênção de Deus e escolhidos antes da fundação do mundo (vv.3-4)
Um Deus abençoador (v.3) – Paulo continua sua saudação à igreja enfatizando que temos um Deus abençoador. Quando ele diz “nos tem abençoado”, ele naturalmente explica que não somente ele, Paulo, mas também a igreja tem sido alvo da bênção do Senhor. Essas bênçãos são espirituais, mais que são sentidas fisicamente por nós. São bênção de salvação e também do cuidado paternal de Deus por nós. E finalmente quando ele demonstra por que nos são concedidas essa bênçãos, vemos que nosso Mediador é aquele que propicia tal condição, sem Ele nunca receberíamos tão grande mercê.
Uma escolha antiga (v.4) – Aqui o apóstolo começa nessa carta a descortinar os altos mistérios da predestinação da igreja. Aqui somos informados que isso aconteceu antes da fundação do mundo. Ou seja, isso não é algo novo, não foi considerada nossa vontade, nem nosso estado em pecado, mas apenas o beneplácito de Deus em salvar um povo para si. Essa escolha nos direciona para a santidade e vida irrepreensível, algo que alguns acusadores insistem em não observar. E isso tudo aconteceu porque Ele nos amou antes mesmos de praticarmos qualquer obra (Rm 5.8).

Somos adotados por meio de Cristo graciosamente no Amado (vv.5-6)
O objetivo da predestinação (v.5 parte a) – Após sermos instruídos que Ele nos adotou em Cristo, agora somos informados a razão dele nos escolher. Ele nos escolhe para Ele, somos predestinados a fim de pertencermos a Deus. Não fomos apenas salvos do inferno, fomos salvos para Deus, somos propriedade dele e devemos viver assim como Ele vive.
O beneplácito da vontade divina (v.5 parte b) – Foi a suma vontade de Deus que nos elegeu. Não havia nada em nós que agradasse ao Senhor. A vontade divina e Seu propósito gracioso foram as causas de nossa salvação.
 Salvos para adorar (v.6 parte a) – Exaltamos ao Senhor porque por Sua graça Ele resolveu nos salvar. Isso nos estimula a adorar, pois não havia nada em nós que nos fizéssemos justos perante o Senhor.
Gratuito sem pagar nada (v.6 parte b) – Nada fizemos para conseguir a salvação. Tudo veio de graça por causa de Cristo, a Quem fomos dados e Quem conquistou tudo. Nisso somos totalmente passivos e Cristo ativo, morrendo por nós e nos justificando ainda quando éramos pecadores.

O início dessa carta deveria nos fazer adorar a Cristo incansavelmente. Contrariando a visão ufanista da humanidade que encontramos hoje em dia, vemos o homem totalmente dependente da graça de Deus. Vemos o Senhor nos abençoando, nos adotando, nos predestinando, nos justificando e nos fazendo um em propósito por Cristo. Nada está no homem, tudo está em Deus. Deveríamos nos envergonhar se caso ainda pensemos que temos algum tipo de participação em nossa salvação. Tudo é para Deus, por Cristo e para Sua glória e faremos muito bem se entendermos tudo isso conforme está nessa porção de Efésios.


Que Deus nos ajude a glorificar a Deus por tão grande salvação, que o Senhor abençoe a igreja ricamente, amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário