domingo, 27 de março de 2011

Tiatira e o mergulho na imoralidade

Ruínas de Tiatira, atual Akhisar na Turquia
Apocalipse 2.18-29

INTRODUÇÃO: Quando contemplamos esta carta vemos uma situação deveras calamitosa nesta cidade de Tiatira. O anjo estava recebendo uma carta que acusava os membros da igreja de prostituição. Esta era feita quando da participação de alguns nas festas dos padroeiros de algumas profissões como artesãos de lã, de linho, de capas, tintureiros, artesãos de couro, oleiros e etc. Funcionava basicamente assim: cada profissão tinha um padroeiro (deus), que mantinham festas que quase sempre terminavam em comidas consagradas e orgias. Os cristãos estavam sendo tentados a fazerem uso destas festas sob a desculpa de que assim se conheceria “as cousas profundas de satanás” (v. 24).
Como esta situação tem a ver com um tipo de promiscuidade, hoje contemplaremos o seguinte título: “Tiatira e o mergulho na imoralidade”.
Esse tema é também atual, uma vez que de inúmeras formas a igreja tem sido assaltada de sua pureza pelo comércio da pornografia e sensualidade. É preciso aprender com as lições da Palavra para manifestarmos obras dignas da fé que professamos. Para tanto, sugiro, as seguintes orientações:

I- Um mergulho em religiosidade sem profundidade (vv.18-19)
a)      A manifestação de Cristo (v.18) – Este verso é mais completo quanto à manifestação de Cristo do que as outras cartas. Ele é mostrado como Filho de Deus, uma clara referência a doutrina bíblica sobre o Senhor. Olhos como “chamas de fogo” (v.1.14), que significa olhos que penetram cada coração. E por último “pés semelhante ao bronze polido”, que significa poder para pisar o iníquo.
b)      O estado religioso da igreja (v.19) – São termos de elogio. Reconhecimento do amor da igreja (diferente da de Éfeso 2.4). Era uma igreja servidora. Bem como, uma igreja perseverante e que acrescentava vibração ao labor diário. O mais impressionante disso tudo é que a carta parece apresentar duas igrejas. Uma fiel e outra promíscua. É uma religiosidade sem profundidade, algo muito comum de se acontecer.

II- Um mergulho na imoralidade (vv. 20-24)
a)      Imoralidade no ofício (v.20) – Era naquela época comum a presença de profetas e esta mulher se apoderou deste ofício. Jezabel era o nome da mulher de Acabe (1 Reis 18.13). Provavelmente é uma referência ao caráter da insana do passado.
b)      Imoralidade no endurecimento (v.21) – Esta teve oportunidade para se concertar perante Deus, mas estava tão obcecada que não retroagiu.
c)      Imoralidade dos seguidores (v.22-23) – Ela sofreria o dano pelo pecado, bem como os que pecaram com ela. A punição aos filhos é de uma conotação espiritual, ou seja, são os seus seguidores, mas ainda havia tempo para se arrependerem. A punição será para exemplo entre as igrejas.
d)     A imoralidade do conhecimento (v.24) – Os que não foram incitados por esta mulher, mas se mantiveram fiéis, não cometendo imoralidade contra a consciência seriam poupados. Enquanto os demais sofreriam o dano.

III- Um mergulho em promessas para os fiéis (vv.25-29)
a)      Promessa de pureza (v.25) – A integridade é pré-requisito para a aprovação em meio ao mundo imoral.
b)      Promessa de autoridade (v.26) – A igreja não precisa se vender para ganhar o mundo. Nem precisa se parecer com eles. O Senhor a honrará na fidelidade, fazendo reinar sobre as nações.
c)      Promessa de vingança e zelo (v.27) – A igreja é o braço de Deus para solapar as obras das trevas. O cetro, símbolo de regência, será de justiça e zelo para com o que é santo e verdadeiro.     
d)     Promessa da luz de Cristo (v.28-29) – O Sol da justiça (Ap. 22.16) será o clareador das trevas da ignorância, revelando o entendimento genuíno da igreja por meio de Cristo. Faz bem aquele que escuta estas palavras.

Conclusão: O mundo e satanás desejam que a igreja baixe a guarda para os padrões morais. Relativize o homossexualismo, o aborto, a imoralidade, o sexo fora do casamento e tudo que denigre a santidade. Mas Deus ainda conserva homens santos e zelosos, como nos dias do profeta Elias. A igreja verdadeira há de se purificar dessas ciladas inimigas. Portanto, não se deixe levar pelo relativismo desses dias. Apegue-se a Palavra de Deus, desenvolva seu zelo profético por meio da piedade e do conhecimento de Cristo e vejamos o que Deus fará com este mundo. Deus ilumine a Sua verdadeira grei, amém.

4 comentários:

  1. Parabéns, Pastor e amigo, mais uma vez me regozijo e agradeço a Deus pelos sermões postados, esse exemplo certa festa passada aqui na minha cidade, quem dera mais pessoas pudessem alcançar esse blogger, quem dera. Fica com Deus querido amigo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ednel, a recíproca é verdadeira. Você é um grande amigo e agradeço pelos comentários. Obrigado pelo carinho, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os elogios Pastor Napoleão, devemos buscar a fidelidade em tudo o que fazemos, um forte abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir