segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Brasil depois do primeiro turno das eleições 2010

Dilma e José Serra, presidenciáveis para o 2º turno das eleições 2010

Bom, graças a Deus a 4ª democracia do mundo já pode conhecer os rumos da maioria dos seus cargos públicos. Pelo menos na maioria dos estados brasileiros. Ainda nos resta uma grande batalha reservada para o 2º turno no cargo máximo de nossa nação, a presidência da República. Ficaram para este embate apenas dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Evangelismo e Reforma gostaria de analisar o quadro político de nossa nação fazendo algumas considerações sobre tudo o que foi visto e decido neste pleito eleitoral.
Abstenções – Um percentual enorme de eleitores brasileiros não votou nestas eleições. Algo em torno de 24 milhões de eleitores (18,12%), segundos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Algumas questões podem ser levantadas a partir destes números. Primeiramente que estes votos seriam determinantes para a definição destas eleições. Se quaisquer dos dois candidatos mais votados pudessem dispor de pelo menos metade dos mesmos, a eleição poderia ser definida no primeiro turno.
Votos brancos e nulos – Já os votos brancos e nulos contabilizaram 3,13% e 5,51% pontos percentuais, respectivamente. Totalizando um percentual de 8,64%. Este número pode ser explicado de duas maneiras. Primeiramente a quantidade de cargos (5) para se opinar. Nem todos estavam certos daqueles que iriam escolher. Foi muito comum a escolha majoritária para presidente, enquanto que havia muita indefinição para os cargos do legislativo e para governo dos estados. Segundo, o número de eleitores analfabetos ainda preocupa. Precisamos melhorar as condições sociais do nosso povo. Uma grande democracia começa com uma população instruída politicamente e socialmente.
O desempenho da candidata Marina Silva – Algo surpreendente foi o resultado final para a candidata do Partido Verde (PV) Marina Silva. Expressivos 19,33% dos votos válidos, segundo números do TSE 19.636.359 votaram nela, apostando, segundo especialistas políticos, em seu projeto de governo voltado para a sustentabilidade econômica do desenvolvimento nacional. Mas algo que não foi analisado totalmente foi à participação decisiva dos evangélicos nesta eleição. A partir da mobilização de alguns pastores, como o pastor Piragine da 1ª igreja batista de Curitiba-PR e do pastor Silas Malafaia em seu programa de televisão que fez o vídeo do pastor Piragine ser acessado por mais de 2.3000 internautas no YouTube. Além de mobilizações anônimas que fizeram a campanha de Dilma praticamente ruir no momento mais importante. Segundo este movimento, Dilma defenderia a legalização do aborto, algo negado pela candidata em reunião com líderes evangélicos e católicos poucos dias antes do dia 03 de outubro.
Esta consideração nos leva a entender que os votos dos evangélicos, principais eleitores de Marina, são altamente importantes para os candidatos no segundo turno. Só que independentemente de onde Marina escolha participar, sua eleição representou não uma ideologia partidária, mas uma posição ética, portanto, entendo que é mais fácil a migração dos votos para o candidato tucano José Serra, ao invés de um apoio a Dilma.
Tiririca, eleito por mais de 1 milhão e 300 mil eleitores
Considero finalmente que absolutamente nada está definido quanto ao cargo majoritário. Questões preocupantes ainda fazem ecoar em nossa mente quanto ao votos dos brasileiros. É surpreendente observar que um humorista semi-analfabeto seja o principal deputado federal do mais rico e influente estado do país. Que atores e jogadores de futebol sejam eleitos sem nenhum projeto, nem nenhuma preparação política. Mas algo ainda crucial é vermos o exercício da democracia, quando a Lei da Ficha Limpa pode ter influenciado nas decisões e que caciques políticos sejam derrotados nas urnas.
Entendo que o eleitor brasileiro está amadurecendo. Já disse aqui que nunca tivemos uma eleição que contemplasse valores éticos e fosse isso determinante para o curso dos eventos relativos ao pleito. Estamos num bom caminho, creio eu. Estamos caminhando para o fortalecimento de nossa democracia, e sendo cada dia mais uma nação séria que esta amadurecendo em ideais sólidos. Deus continue a abençoar nossas escolhas e que o melhor, ou a melhor para o nosso país seja eleito(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário