sábado, 2 de outubro de 2010

“O supremo pastoreio e o alcance da felicidade”.

 

Lembro-me muito bem deste salmo desde a infância. Uma professora minha desta época lia todo inicio de aula e foi um dos primeiros textos bíblicos que decorei.
Este salmo escrito por Davi é um salmo de confiança, usa metáforas predominantes, como o Pastor e a mesa de banquete. Enfatiza o fato de Deus ser o Pastor do Seu povo, assim como o Senhor Jesus faz em João capítulo 10. Em dias onde o mundo não sabe pra onde vai, tenho certeza de que precisamos de um bom Pastor.
Para que venhamos a crer de modo acertado sugiro um título: “O supremo pastoreio e o alcance da felicidade”.
Justifico o título entendendo que se não conhecemos este pastoreio não podemos jamais ser felizes, como pessoas. Para que isso possa então acontecer, quero chamar a atenção da igreja para três verdades contidas aqui:

I- O supremo Pastor e as águas de descanso (vv.1-2)
Nada é mais consolador do que a imagem de Deus como um Pastor. Em nenhuma outra religião isso é tão claro. Deus sempre está a nossa frente. Ele nos conduz pelo Seu caminho, nos protege dos perigos e está intimamente preocupado com nossa felicidade. Vejamos o que esta passagem nos ensina.
a)    A inesgotável segurança (v.1) – O Pastor fiel é o supridor das ovelhas. Quando Davi fala que nada lhe falta é porque Deus providencia tudo para suas ovelhas. Não devemos desejar outro alimento, a não ser aquele que o próprio Deus providencia para nós.
b)   A segurança inesgotável (v.2) – Além de ser nosso Pastor o Senhor está inteiramente comprometido a nos conduzir a felicidade. Seu principal objetivo é a sua própria glória, mas também deseja o melhor para nós, por esta razão Davi ensina que:
Ø  Repousaremos em pastos verdejantes. Ao contrário da sequidão do mundo teremos um lugar verde e próspero para descansarmos se estivermos ao Seu lado.
Ø  As águas de descanso. A verdura deste lugar vem do cuidado divino em sua escolha e manutenção. Temos água de forma abundante para saciar a nossa sede.

II- O supremo Pastor e o consolo do salvo (vv.3-4)
Ele é o consolo para todos aqueles que um dia foram salvos pelo Seu nome. Por esta razão, observemos como Ele efetua tal coisa:
a)    O refrigério da alma  e a vereda da justiça (v.3) – Ainda contemplando as águas de descanso o salmista nos informa de como seremos refrigerados. Imagine o calor desta época, imagine o quanto é próprio nos refrigerarmos. Deus em meio o calor da vida deseja o mesmo para o Seu povo.
b)   Segurança em meio a guerra (v.4) – Outra insofismável vitória é sabermos que mesmo em meio a guerra temos socorro. Davi nos ensina que:
Ø  Não devemos temer. O temor nunca será uma ação natural a aquele que anda com Deus. Ele entende que mesmo em meio a cadáveres por todos os lados o Senhor o livra.
Ø  O bordão, o cajado e o consolo. O mesmo instrumento para a repreensão é o mesmo para o consolo. O mesmo que pune é o mesmo que sara. O cuidado divino é a garantia do seu amor.

III- O supremo Pastor e a certeza da felicidade (vv.5-6)
A última verdade neste texto a respeito desse Pastor é que Ele nos ensina sua instrução nos levando à felicidade. Observe este entendimento nas palavras de Davi.
a)    Uma mesa triunfante (v.5) – O Pastor mesmo nos prepara para um banquete triunfante. O triunfo está ligado ao êxito sobre os adversários. Os mesmos não estão no banquete eles observam o êxito filho de Deus.
b)   A unção – O comentário na Bíblia de Genebra diz que era costume a unção dos convidados. Apenas os que são convidados por Deus participam deste banquete.
c)    O cálice transbordante – Tal é este banquete pleno em felicidade que a taça do crente será sempre cheia e jamais faltará suprimento.
d)   A certeza da bondade (v.6) – Não temos dúvida sobre a condução à felicidade. Deus nos dá a confiança plena para isso, não dura apenas por um momento, mas para toda a vida.
e)    A certeza da habitação eterna – Por fim, a felicidade plena, consumada e terminada, continuará na habitação celestial. Este é o estado de gozo que as ovelhas alcançaram. Elas serão conduzidas a este lugar, pois o supremo Pastor as levará seguras.

Conclusão: Quão grandes bênçãos estão nos esperando. Não nos falta motivos de glorificar a Deus por tão grande amor. Amor que nos conduz sempre a vitória, que mesmo em meio às dores nos sustenta. Que não nos desampara. Que é perfeito o Seu cuidado. Será que hoje não estamos, muitas vezes, esquecendo-nos de tão grande dádiva? Voltemos a aprender com este singelo salmo a nos refugiar no cuidado do supremo Pastor e sejamos conduzidos ao caminho de felicidade, amém.



Soli Deo Gloria!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário