quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PRESBITÉRIO DE PETROLINA


O Presbitério de Petrolina é um Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, que tem como área jurisdicionada a maioria das igrejas do sertão de Pernambuco, e algumas cidades do interior da Bahia (Paulo Afonso e Juazeiro). Seu Concílio imediatamente superior é o histórico Sínodo de Garanhuns, que além do Presbitério de Petrolina se compõe do Presbitério de Garanhuns e o Presbitério do Vale do Pajeú.
O Presbitério de Petrolina teve sua organização no dia 10 janeiro do ano de 2004, nas dependências da Primeira Igreja Presbiteriana de Petrolina, quando do desmembramento do Presbitério do Vale do Pajeú. Seu primeiro presidente foi o reverendo Aurélio Darlan Tenório Cavalcanti. Compunham ainda a executiva os seguintes fundadores: Rev. Evódio Buarque de Gusmão (vice-presidente), Rev. Anísio Bastos Malta (secretário executivo), Presb. Sérgio Mendes de Moura (1º secretário), Presb. Pedro Pereira de Barros Sobrinho (2º secretário), Presb. Alexandre Rocha Plácido (Tesoureiro).
Na ocasião de sua fundação o Presbitério de Petrolina contava com as seguintes igrejas jurisdicionadas: 1ª Igreja Presbiteriana de Petrolina, 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, Igreja Presbiteriana de Salgueiro, 2ª Igreja Presbiteriana de Petrolina, 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, Igreja Presbiteriana de Itaparica, Congregação Presbiterial de Juazeiro e Congregação Presbiterial de Salgueiro.
No ano de 2005 a segunda RO do PRPE acontece nas instalações do Ágape/Proteja em Petrolina nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. Entre as principais decisões deste ano destaca-se o recebimento dos campos missionários da Região do Araripe. Na oportunidade foram ordenados pelo concílio dois novos reverendos, Aldo e Reginaldo, o primeiro foi destacado ao Campo de Araripina, sendo designado para supervisionar os campos provenientes da JMN-IPB.
No ano de 2006 a III RO-PRPE foi realizada nas dependências da Igreja Presbiteriana de Salgueiro. O presbitério nesta ocasião resolve aceitar a ordenação ao ministério da Igreja Presbiteriana do Brasil os reverendos Wellington Alves, Marcelino Oliveira e Fabiano Ramos Gomes.
No ano de 2007 a IV RO-PRPE acontece nas dependências da Igreja Presbiteriana de Juazeiro-BA. A reunião de 2007 acontece em 2008 em razão da mudança da data para o mês de Janeiro. A reunião referente ao ano de 2008 acontece na cidade de Paulo Afonso. A última reunião aconteceu em dezembro de 2009 na cidade de Araripina no mês de dezembro do mesmo ano.
A VII RO acontecerá no mês de Janeiro de 2011 nas dependências da 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso-BA. A atual mesa do Concílio compõe-se da seguinte forma: Presb. Alexandre Rocha Plácido, Rev. Raimundo Nonato (vice-presidente), Presb. Joabson Píres (secretário executivo), Rev. Marcelino Silva Oliveira (1º secretário), Rev. Wellington Alves (2º secretário) e Presb. Clóvis Ribeiro (Tesoureiro).
Os campos e igrejas jurisdicionados pelo PRPE são: Igrejas: 1ª Igreja Presbiteriana de Petrolina, 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, Igreja Presbiteriana de Salgueiro, 2ª Igreja Presbiteriana de Petrolina, 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, Igreja Presbiteriana de Itaparica, 1º Igreja Presbiteriana de Juazeiro-BA. Congregação Presbiterial: Congregação Presbiterial do bairro Dom José Rodrigues em Juazeiro-BA. Campos Missionários: CM de Araripina, CM de Ouricuri, CM de Exu, CM de Ipubí, CM de Moreilândia, CM de Petrolândia, CM de Trindade, CM de Santa Maria de Boa Vista.
As informações prestadas acima têm como objetivo fornecer um aparato de pesquisa da história de nosso presbitério. O PRPE em sua história recente tem como objetivo estreitar a imensa área jurisdicional que ocupa, dando continuidade ao desmembramento de pelo menos mais dois presbitérios, o que facilitaria a administração do presbiterianismo do interior pernambucano. Tais metas são de alavancar estas perspectivas e é para isso que trabalham todos os conciliares e igrejas jurisdicionadas. Contamos com as orações dos irmãos neste intento. Evangelismo e Reforma se propõe a falar de cada campo e igreja do Presbitério de Petrolina, acompanhe nossas postagens posteriores.

Soli Deo Gloria

2 comentários:

  1. Deus seja louvado! Como esposa de Rev. Henry Haswell, Jr., pastor que organizou a I P de Petrolina, achei muito interesante este site. Quando tiver tempo pretendo ler o blog todo. Sei que o povo do Sertão precisa uma fé bíblica e reformada para mudar a historia deles! Orando por os irmãos. soli Deo Gloria! Carlota auxiliadora do Henry

    ResponderExcluir
  2. Amém Lottie. Sem dúvida deve ser muito gratificante ver o quanto Deus foi fiel com Sua Igreja em nosso meio. Glorificamos a Deus por homens como o Rev. Henry que ajudaram a plantar este trabalho. Ainda nos falta muito, mas somos gratos por tudo que já recebemos. Fique a vontade para participar do nosso blog, Deus abençoe.

    ResponderExcluir