terça-feira, 6 de julho de 2010

A história da Igreja Presbiteriana em Ouricuri-PE



A fim de que haja um registro eletrônico da história da Igreja Presbiteriana do Brasil em Ouricuri-PE, bem como uma melhor localização do nosso trabalho, resolvi publicar algumas informações úteis para que crentes presbiterianos que buscam congregar em sua igreja, quando de estadia em Ouricuri, possam saber que funcionamos pela graça de Deus nesta cidade e estamos prontos para recebê-los.

O Campo Missionário Presbiteriano de Ouricuri é um campo da Igreja Presbiteriana do Brasil, portanto, fazemos parte do ramo histórico do protestantismo, denominado reformado ou calvinista. Recebe este nome por pertencer ao ramo protestante suiço encabeçado por João Calvino, reformador françês que atuou em Genebra, Suiça, no século XVI. O calvinismo tem suas doutrinas fundamentais estabelecidas por credos históricos, como a Confissão de Fé de Westminster, Catecismo de Heidelberg e a Confissão Helvética. A Igreja Presbiteriana do Brasil completou no ano passado (2009)150 anos de atuação no Brasil e teve seu primeiro missionário, enviado pela Junta de Missões da Igreja Presbiteriana da América o rev. Ashbel G. Simonton. Sendo considerada a primeira igreja evangélica que destinava sua mensagem aos brasileiros.

O Campo Missionário de Ouricuri-PE é um campo sob a administração da Junta de Missões Nacionais-IPB e do Presbitério de Petrolina PRPE. O campo foi fundado em 29 de Outubro de 1995, por iniciativa do Reverendo Arnaldo Matias, então presidente do presbitério Vale do Pajeú, que empreendeu esforços enviando duas missionárias para dar continuidade ao trabalho no município.

Mais tarde o campo passou à jurisdição da JMN-IPB que mantinha missionários no campo, bem como sustentava financeiramente com despesas que se faziam necessárias, ações características da administração da Junta em nosso território.

Em 2006 a administração desse campo, bem como dos demais da região do Araripe, passaram ao PRPE, Presbitério de Petrolina, onde foi enviado para este campo o então candidato ao sagrado ministério Marcelino Silva Oliveira. O reverendo Marcelino ficou a frente do trabalho nos anos de 2006 e 2007. Sendo substituido pelo então candidato ao sagrado ministério o evangelista Juan Carlos Pantaleão, o mesmo foi seu pastor no ano de 2008.

Em Janeiro do ano de 2009 chega ao campo o reverendo Fabiano Ramos Gomes para dar continuidade ao trabalho e desde então tem sido o pastor responsável pelo campo. O Campo não possui templo próprio, mas um prédio comercial alugado na av. Fernando Bezerra 984, no centro de Ouricuri-PE. Tem sua membresia alocada na cidade de Ouricuri e na zona rural do município, mais precisamente a comunidade de Passagem de Pedras. Os cultos públicos acontecem nas quartas feiras (19:30), quintas feiras (Passagem de Pedras), e domingos, com dois momentos EBD (9:30) e Culto Solene (19:30).

Todos são imensamente bem vindos, nosso lema é "Adorando a Deus por meio das Escrituras". Procure-nos também pelo telefone (87)9611-6857 e pelos e-mail fabianocfw@yahoo.com.br.

3 comentários:

  1. O Campo Missionário presbiteriano em Ouricuri está com um novo pastor, o reverendo José Evódio desde o início de fevereiro. Portanto, gostaria de informar que estou pastoreando no momento o campo de Trindade, todos que quiserem informações sobre o trabalho do campo devem contactar o reverendo Evódio, depois coloco os contatos dele.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue abençoando os servos de Deus que fazem a sua obra, a disposição, o amor a obra, a unçao do Espírito Santo de Deus seja sobre todos em Nome de Jesus. Joseni Tavares Recife

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os votos Jôse, muito bom saber das orações dos santos em favor daqueles que estão plantando esse trabalho para a glória de Deus.

    ResponderExcluir