segunda-feira, 9 de agosto de 2010

As contendas que existem na alma humana


Sermões do Rev. Fabiano Ramos Gomes
Dia do Senhor – 08 de Agosto de 2010
Tiago 4.1-10

INTRODUÇÃO: Esta carta de Tiago nos traz a questão um verdadeiro desnudar da nossa alma. Na porção que estaremos considerando, Tiago, sem medo de ser indelicado, aguça nossa auto-análise espiritual nos conduzindo a uma contemplação sincera sobre a nossa fidelidade ao Senhor. Já disse alguém que “um verdadeiro amigo não esconde os nossos defeitos, mas nos ajuda a melhorar”. Então sejamos melhorados pela maravilhosa Palavra de Deus.
Considere comigo um título: “As contendas que existem na alma humana”. Segundo Tiago, há no interior do homem guerras e contendas que nos afastam de Deus, analise comigo as mesmas por meio de alguns conselhos:

I- Os conflitos existem em nós porque pedimos mal (vv.1-3)
Dissemos que somos crentes, mas falta-nos algo para vivermos a plenitude da fé. Da nossa alma emerge agonias e pouca satisfação, veja o que Tiago ensina a esse respeito.
a)   Os prazeres militantes em nossa carne (v.1) – Tiago faz-nos considerar o quanto somos deficientes na fé. Ele mostra que do nosso íntimo procedem guerras e contendas. Estas são verdadeiras agonias de um coração em constante antagonismo. Isso acontece, diz ele, porque milita em nossa carne um suspiro por prazer.
b)   Uma explicação de nossos fracassos (v.2) – Tiago passa a nos mostrar nossas atitudes negativas e essas são as causas de não conseguirmos nada. Diz ele que cobiçamos, matamos e invejamos, vivemos a lutar e a fazer guerras e mesmo assim continuamos sem nada. Ele encerra dizendo que não pedimos. Alguns podem considerar isso um exagero, mas quando pedimos não temos sido inclinados pelos motivos certos.
c)    O esbanjamento dos prazeres (v.3) – Ele agora nos mostra onde erramos. Não é no pedir, pois fazemos isso. É na intenção da súplica, que ele revela como esbanjamento de prazer. Por esta razão não recebemos, pois o pedido não parte de um coração sincero.

II- Os conflitos existem em nós porque somos infiéis (vv.4-6)
Não poucas vezes a Sagrada escritura chega a esta conclusão, demonstramos infidelidade. Você pode dizer, mas eu creio em Deus, só que falta-nos uma verdadeira postura daqueles que crêem e ninguém deve se sentir ofendido com isso. Veja o que Tiago ensina a esse respeito.
a)   Somos amigos do mundo (v.4) – Enquanto haver no coração do homem uma atração pelo mundo ele terá vontade de ser seu amigo. Só que esta é inimiga de Deus. Isso porque não existe harmonia entre Deus e o mundo. Temos uma única opção, ou nos achegamos a Deus, ou seremos tidos como seus inimigos.
b)   Pomos o Espírito em ciúme (v.5) – Quando nos afastamos de Deus entristecemos o Espírito. A linguagem de Tiago diz que Ele sente ciúmes de nós. Ele não deseja nos compartilhar com ninguém, mas quer exclusividade.
c)    Somos tidos como soberbos (v.6) – Em razão de termos acesso ao mundo e não a Deus, somos tidos como soberbos. Aos tais, Deus resiste, mas se formos humildes receberemos graça.   

III- Os conflitos existem em nós porque não fazemos o que é certo (vv.7-10)
Tiago passa a enumerar algumas atitudes que se esperam de um crente genuíno, vejamos quais são:
a)   Sujeição (v.7) – Esta deve ser a Deus e não ao mundo. Resistimos ao diabo quando nos sujeitamos a Deus, ele não suportará um crente que serve ao Senhor e se retirará de nós.
b)   Achegarmo-nos a Deus (v.8) – Ir ao encontro de Deus, não por métodos mirabolantes, mas conforme ensina a Palavra. Então Ele mesmo virá a nós. Purificando-nos do pecado e o nosso ânimo dobre será um só, quando limparmos o coração por meio da comunhão com Deus.
c)    Aflição, lamento e choro (v.9) – Outras posturas quanto a nossa falha são exigidas. A aflição o lamento, o choro, a conversão do riso em choro e a alegria em tristeza. Porque tudo isso é exigido? Por causa da nossa degradante situação.
d)   Humilhação (v.10) – A última condição é a humilhação. Você não se humilha na presença de homens, mas de Deus. Este é um pré-requisito para alcançarmos as bênçãos que Tiago falou nos versos 2 e 3. Só ai você receberá. É isso que ele quer dizer com “exaltará”.

Conclusão: O que sentimos quando somos descortinados assim? Sentimo-nos como se não fossemos ninguém. É isso que o Senhor que nos fazer, Ele quer nos fazer confessar os nossos pecados. Mostrar que não somos nada sem ele, para que apenas o nome dele seja glorificado. Você e eu queremos alcançar o favor divino, mas precisamos aprender com esta lição. Quiçá o Senhor nos faça aprender verdadeiramente, amém.

Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. Sempre nas segundas feiras estarei postando a pregação feita no domingo anterior. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir