domingo, 22 de agosto de 2010

Uma séria exortação aos ricos



Dia do Senhor – 21 de Agosto de 2010
Tiago 5.1-6

INTRODUÇÃO: Chegamos agora ao último capítulo desta carta que tem sido nossa companheira ao longo desses últimos meses. E desta feita estaremos observando uma recomendação que Tiago faz aos ricos de sua igreja. Para que tenhamos um maior aproveitamento no observar deste texto sugiro um título: “Uma séria exortação aos ricos”.
Esta exortação direcionada por Tiago aos ricos de sua igreja, pode ser observada de três formas:

I- Eles possuem uma riqueza maldita (vv.1-3)
Observe que a crítica de Tiago não é direcionada ao fato destes membros de sua igreja ser ricos, mas o modo que alcançaram a riqueza e o que eles estão fazendo com ela.
a)   Uma introdução sem ânimo (v.1) – Esta não é o tipo de início de conversa que desejaríamos. Tiago começa a fala aos ricos enfatizando que eles deveriam chorar e lamentar, por que algo de muito ruim ia acontecer com eles. Certamente ele está se referindo ao fato do Senhor lhes alcançar com justiça.
b)   Uma riqueza maldita (v.2) – As desventuras que lhes acometeriam seriam pelo fato de não estarem usando os dons de forma adequada. Os mesmos irmãos tinham riquezas corruptas pela forma que tinham conseguido. Tudo o que vinham delas era, portanto, apodrecido.
c)    Um saquitel furado (v.3) – Tudo aquilo que eles tanto queriam espiritualmente não servia de nada. As coisas estavam sumindo assustadoramente e eram provas da iniqüidade deles. Tiago explica que suas riquezas seriam a causa da destruição deles, pois acumularam infortúnio em lugar da verdadeira fortuna.

II- Eles possuem uma riqueza injusta (v.4)
Agora Tiago explica como as riquezas adquiridas eram injustas.
a)   Eles enriqueceram por meio da exploração – Trabalhadores honestos e muitas vezes irmãos havia sido explorados. Haviam trabalhado e não tinha recebido justamente o seu soldo.
b)   O clamor dos desvalidos­ – Existem leis que favorecem os ricos, até mesmo a sociedade lhe apóia, mas o Senhor ouve os suspiros dos que foram explorados e os socorre oportunamente.

III- Eles possuem uma riqueza sanguinária (vv.5-6)
Por fim, Tiago considera qual será a condição de uma riqueza adquirida de formas tão injustas, ele considera que:
a)   Os ricos vivem abastados (v.5) – As porções deles era acima da necessidade vivam em prazeres infindos, engordando o coração de coisas desnecessárias, assim como animais para engorda que são esperados no dia da matança.
b)   Uma sanguinária retribuição (v.6) – Ao invés do pagamento justo, morte. E para piorar era a morte de alguém que não tinha como se defender nem reagir. Esta forma de dizer pode ser aplicada de forma literal.

Conclusão: Depois de considerarmos essas linhas ditas por Tiago, teimamos em admitir que estes homens fossem crentes. Mas é justamente isso que acontece com muitos hoje em dia. Os ricos se comportam dessa maneira, pois ainda necessitam desses conselhos. Por esta razão é necessário atentar para estas advertências e sermos justos em nossos negócios e na forma como ganhamos a vida.
Que Deus nos livre de sermos injustos com os nossos funcionários e abençoe nossas posses, para a glória do Seu nome, amém.


Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário