domingo, 19 de setembro de 2010

O seguro refúgio do fiel em meio às tribulações



Quantas são as nossas aflições em toda a nossa vida? Muitas e diversas. Quanto ao crente ele não está livre das mesmas, mas aprenderá a exercer a sua fé em meio às dificuldades. O crente é diferente do descrente e principalmente em momentos assim. Enquanto o descrente recorre aos homens e aos antidepressivos, o fiel aprende a descansar somente em Deus.
Este salmo talvez seja em nosso país, ao lado do salmo 23, o mais conhecido. Algumas pessoas o têm como um mantra, ou como uma proteção. Mas o que ele pode nos ensinar verdadeiramente? Vejamos nesta noite algumas implicações levantadas pelo salmista.
Ele foi composto em momentos de guerra, alguns comentadores vêem neste salmo aplicações inerentes ao ambiente de guerra. Por esta razão estaremos contemplando o seguinte título: “O seguro refúgio do fiel em meio às tribulações”. Observemos quais são as garantias de que o homem crente tem neste salmo:

I- A garantia de ele está no esconderijo do Altíssimo (vv.1-7).
As guerras são épocas calamitosas. Muitas vezes para não morrer precisamos de esconderijos. Pode ser um abrigo antiaéreo ou trincheiras. Mas na guerra do cristão onde ele se esconde? Observemos como o salmista aborda isso.
a)    A habitação no esconderijo (vv.1-2) – A idéia evocada aqui é que o crente não está sem proteção. Ele foi recebido na casa de Deus, tida aqui como esconderijo, sombra do Altíssimo, refúgio e baluarte.
b)   A segurança deste lugar (vv.3-4) – Este lugar é tanto espiritual como real. Não se limita a um espaço físico, mas acompanha o fiel onde ele for. Não é a idéia de uma fuga, mas defesa e ataque. Deus nos livra dos traiçoeiros, Ele é tido como uma ave que protege seus filhotes verdadeiramente.
c)    A proteção aplicada (vv.5-7) – Agora vemos como isso pode ser aplicado. Nós não podemos nos assustar com as intempéries (v.5). Nem mesmo quando muitos são atingidos por pragas ou ferimentos naturais da guerra (v.6-7).
Este é o lugar onde sabemos que estamos protegidos. É um benefício para aqueles que são amados por Deus. Temos por certo a luta, mas também o refúgio. Isso nos fará vitoriosos.  

II- A garantia de que ele será protegido por anjos (vv.8-12).
Outra imensa garantia é que Deus providencia o Seu exército em favor do Seu povo. Vejamos o que isso significa:
a)    Os ímpios não prevalecem (v.8) – O Senhor não se associa com ímpios. Nós podemos ver isso com os nossos olhos.
b)   O Altíssimo é a nossa morada (v.9) – A razão de vermos o ímpio cair e nós ficarmos de pé é o fato de sermos moradores do Reino. Temos costume com o lugar, ele também é nosso bem como as suas Leis nas quais somos regidos.
c)    Protegidos de surpresas desagradáveis (v.10) – Seremos livres de surpresas indesejáveis, e ainda que venham não nos pegarão desprevenidos.
d)   Os anjos em nosso favor (vv.11-12) – Temos um auxílio providenciado. Existem anjos que viabilizam o propósito divino (v.11). Eles nos guardam, nos sustentam para nem mesmo tropeçar (v.12).
Esta garantia mostra o cuidado divino em favor daquele que habita na morada divina. Os servos de Deus estão ao nosso favor. Existe uma ordem dada para nos proteger. Então estamos certos de que não seremos abalados.

III- A garantia de que Deus se lhe apegou com amor (vv.13-16).
Finalmente chegamos à razão de tudo isso comentado acima. É por causa do amor de Deus. Vejamos o que diz o salmista:
a)    Segurança e ousadia (v.13) – Baseados apenas na garantia de Deus, o crente deve se sentir corajoso para grandes saltos, pisar serpentes e enfrentar leões.
b)   O amor divino (v.14) – Tudo isso acontece apenas por Deus apegar-se ao fiel por amor. Isso não vem por merecimento, mas por graça apenas. A promessa é que ele sempre será livre, porque Deus o ama, visto que o fiel conhece o Seu nome.
c)    A invocação na angústia (v.15) – Quando o crente clama, Deus escuta. E não somente isso, Ele responde. Ele não o deixa em meio aos problemas sem solução, Ele livra o seu servo e ainda glorifica-o (exemplo: José na prisão).
d)   O fiel saciado de proteção (v.16) – Ele receberá graça até não poder mais, estará saciado de tanto amor. Ele receberá salvação completa, não somente da angústia, mas do infortúnio que abaterá os ímpios.
Estas são promessas claras e inequívocas para aquele que descansa em Deus, simplesmente porque estes foram alvo de um amor que não merecem.

Conclusão: Não posso imaginar o tamanho de sua dor. Mas posso lhe recomendar um refúgio e um esconderijo para seu livramento. Não podemos ter a certeza que nunca sofreremos isso não é ensinado na Palavra, mas nos é ensinado a confiar em Deus. Ó que você aprenda a confiar em Deus, ó que você encontre esse refúgio, que estas palavras te façam desejar por ele e não pelo escapismo ineficaz que o mundo nos apresenta. Deus é o esconderijo, habitamos com Ele, mesmo em meio às lutas, amém.



Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário