quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O pensamento crítico dos blogueiros na internet


Nestes dias cibernéticos estamos todos acostumados a buscarmos informações das mais variadas na grande enciclopédia virtual que é a internet, porém o fato mais complicado para este tipo de informação é a lisura das mesmas. Estou me referindo ao conteúdo, quase sempre tendencioso de algumas publicações, postadas por blogueiros e outros. Estou certo de que quanto ao progresso que um meio de comunicação como a internet pode trazer, mas é deveras necessária uma maior acuidade por parte daqueles que pesquisam seriamente na internet. Algumas informações de alguns blogs são extremamente agressivas e preconceituosas, principalmente quando assuntos políticos, religiosos ou ideológicos são tratados. O fato é que de posse deste recurso surpreendente que é a grande rede, muitos "irresponsáveis", com o perdão da expressão, agridem seus opositores sem darem chances de resposta aos mesmos. A legislação virtual ainda é um grave problema na maioria dos países e mesmo entre os chamados desenvolvidos isso não é diferente. Na mídia comum, é possível identificar e processar os agressores, mas na internet ainda que isso seja possível, contamos com uma assustadora impunidade que permite a quem quer que seja tecer comentários infundados e injuriosos e ainda assim permanecer sem punição, na maioria das vezes.
Quanto a isso algo precisa ser dito a respeito do comportamento de alguns chamados "cristãos". É verdade que em alguns períodos da história o uso de termos ofensivos foi tolerado e às vezes até mesmo necessário quando se queria por exemplo repulsar uma heresia e assim por diante. Mas aqueles dias estão no passado e ainda que possamos repulsar tais idéias ainda hoje, devemos fazer no intuito de atingir a idéia e evitar o agravo ao defensor da idéia, caso contrário a reação por parte daquele que foi ofendido tanto pode vir em forma de um processo legal, como em forma de uma réplica virtual, gerando uma interminável contenda não atraente a aquele que observa. Não que eu defenda aqui uma passividade por parte daqueles que auto entitulam apologetas hodiernos, mas que os mesmos se preocupem em manter o diálogo com os opositores sempre em alto nível intelectual e de forma respeitosa. Sei que isso as vezes é "chover no molhado", mas se devemos fazer algo que seja edificante o façamos com responsabilidade cristã, respeitando o fórum onde os debates estão sendo travados, porque isso nos fará, sem dúvida, glorificar Aquele que dizemos crer.
Termino dizendo que lamento que alguns homens da religião sejam tão ávidos em demonstrar o seu zelo, ao invés de se ocuparem com coisas mais urgentes. Sou daqueles que desejam ver a glória de Cristo manifestada em todos os setores, inclusive na internet e lamento profundamente o baixo nível de algumas opiniões, não todas, é claro. Neste blog Evangelismo e Reforma nos propomos a levantar sempre a bandeira do respeito e dos princípios cristãos. Não que eu tenha medo de processos ou coisas assim neste meio democrático que é a internet, mas por temor de Cristo. Atacamos a idéias não seus proponentes. Que isso fique claro a todos os que nos lêem. 

Rev. Fabiano Ramos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário